quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Menina antitalibã de 14 anos sobrevive a tentativa de assassinato


Uma adolescente paquistanesa conhecida por sua luta a favor do reconhecimento das atrocidades cometidas pelos talibãs sobreviveu a uma tentativa de assassinato nesta terça-feira (9), ao sair do colégio no noroeste do Paquistão.
Malala Yusafzai, de 14 anos, é conhecida no exterior por seu blog, hospedado no site da
BBC, no qual denuncia os atos de violência cometidos pelos talibãs no Vale de Swat, onde brevemente tomaram o poder antes de 2009.
"Malala estava subindo no ônibus escolar depois da aula quando homens armados dispararam contra ela. Ela ficou ferida", disse Rasul Shah, porta-voz da polícia local.
O ministro da Informação da província de Jyber Pajtunjua, Mian Iftijar Husain, confirmou o ataque em Mingora, a principal cidade da região de Swat, e acusou "terroristas" de estarem por trás do ataque.
Por sua parte, os rebeldes talibãs reivindicaram a tentativa de assassinato.
"Uma bala atingiu seu crânio, mas não alcançou cérebro. Ela está fora de perigo", disse o médico Maj Mohamed, do hospital Saidu Sharif de Mingora.
No ano passado, a adolescente recebeu o primeiro Prêmio Nacional da Paz, criado pelo governo paquistanês, e foi indicada ao Prêmio Internacional para Crianças para a Paz da Fundação Kids Rights.
Em 2009, o exército paquistanês retomou o controle do Vale de Swat depois de uma grande ofensiva para desalojar os talibãs, que, dois anos, haviam assumido o controle do lugar.
Da France Presse


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo