quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Torcedores se revoltam com ameaça de punição ao Atlético e organizam protestos para jogo com Fla

Reprodução/Twitter

A possibilidade de punição ao Atlético-MG, por manifestação da torcida na vitória sobre o Fluminense, por 3 a 2, no domingo passado, no Independência, revoltou torcedores atleticanos, que consideram a atitude da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma  “afronta” à liberdade de expressão. Principal torcida organizada do clube, a Galoucura pretende fazer um novo mosaico, cujo tema é mantido em sigilo, no jogo
contra o Flamengo, no dia 31 de outubro, no mesmo estádio.
“Isso é uma afronta à liberdade de expressão, está na Constituição, o cidadão tem direito de se expressar. Não existiu nenhum tipo de agressão a ninguém. Então, este pedido de punição é totalmente sem cabimento, é feito apenas para prejudicar o clube e a sua torcida”, disse o advogado Edvaldo Souza, torcedor atleticano, referindo-se à informação dada pelo procurador geral do STJD, Paulo Schimitt, que denunciará o Atlético-MG.
O advogado afirma que a defesa do Atlético precisa mostrar o direito do torcedor se manifestar seja no estádio ou na rua. “O torcedor, o cidadão pode se manifestar, seja por estar agradado ou desagradado, em qualquer lugar, a lei nos dá a proteção a este direito de expressar o que pensamos, seja com faixa, com gritos, objetos. O estatuto do torcedor não pode passar por cima da Constituição brasileira”, observou Edvaldo.
Na terça-feira, o Procurador Geral do STJD, Paulo Schimitt, afirmou que apresentará denúncia contra as manifestações de protesto da torcida atleticana antes e durante a partida contra o Fluminense, no último domingo. “A Corregedoria tem de levar para o conhecimento do Tribunal esta manifestação”, afirmou o procurador.
Os atleticanos utilizaram faixas, cartazes e nariz de palhaço para se manifestarem antes e durante a vitória sobre o Fluminense, por 3 a 2. Além disso, quando os times entraram em campo, torcedores fizeram um mosaico em que se podia ler a sigla CBF, nas cores do Fluminense, e de cabeça para baixo.
“É uma vergonha o que estão fazendo com o futebol brasileiro, o STJD se acha o todo poderoso. Já puniram o Ronaldinho Gaúcho de maneira estranha (por jogada violenta no atacante Kleber, do Grêmio), agora isso, querem punir a torcida porque se manifestou. Isso não pode passar impune, a torcida tem de se revoltar com esta atitude do STJD”, criticou a torcedora Ana Flávia Magalhães, que foi ao estádio no domingo.
A torcedora considera que a Justiça Desportiva vem atrapalhando o futebol e seu público. “Acho que o STJD deveria colocar uma cortina nas arquibancadas durante os jogos, assim ninguém vê público. Eles devem estar querendo que todos os times joguem sem torcida, fiquem todos em casa, o futebol brasileiro vai acabar assim”, acrescentou Ana Flávia.
Apesar da possibilidade de punição ao Atlético por conta dos protestos na partida contra o Fluminense, a torcida atleticana já organiza novas manifestações para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Flamengo. 
Além da Galoucura, torcedores comuns que estarão presentes ao estádio, prometem mais uma vez levar faixas e cartazes com os dizeres CBFLU, fazendo alusão ao suposto favorecimento da arbitragem ao Fluminense. Além disso, um grupo estuda a possibilidade de utilizarem tampões na boca, como símbolo da mordaça, no começo do jogo.
Os movimentos de protestos começam a ser combinados nas redes sociais ligadas ao time mineiro. “Queremos mostrar que estão tentando nos fazer ficar calados, não poder manifestar contra o que nos desagrada. Mas vamos mostrar a eles que não vão nos calar, somos livres para protestar contra quem quer prejudicar ao Atlético. Contra o Flamengo, mais uma vez, a CBF, o STJD irá ver a força da torcida atleticana”, disse Guilherme Moreira, que organiza protesto direto contra o STJD, com cartazes.
Bernardo Lacerda 
Do UOL, em Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo