terça-feira, 23 de outubro de 2012

Protesto de torcida contra arbitragens pode gerar punição ao Atlético-MG; Fred na mira do STJD

Imagens do protesto da torcida atleticana serão analisadas pela Procuradoria do STJD


Apesar de o árbitro Jaílson Macedo Freitas não ter feito nenhuma referência na súmula aos protestos feitos por seus torcedores contra um possível benefício das arbitragens ao Fluminense e à CBF, o fato pode levar o Atlético-MG a julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O procurador geral do STJD, Paulo Schimitt, informou, nesta segunda-feira, que solicitou imagens de televisão do jogo em que o Atlético-MG venceu o Fluminense,
por 3 a 2, no domingo, no Independência. Ele vai avaliar também o lance envolvendo o atacante Fred e o lateral esquerdo Júnior César.
O protesto, que se iniciou antes da partida, teve faixas, cartazes e torcedores com nariz de palhaço. Além disso, quando os times entraram em campo, torcedores fizeram um mosaico, em que se podia ler a sigla CBF, nas cores do Fluminense. “Vou analisar as imagens, ainda não analisei, mas pode haver julgamento, se as mensagens apresentadas tiverem cunho ofensivo a alguém ou alguma instituição, como prevê no código brasileiro e ai o time pode ser multado pelo Tribunal”, afirmou Paulo Schimitt ao UOL Esporte.
Torcedores compraram narizes de palhaço para utilizarem no estádio Independência e levaram cartazes protestando contra a CBF e também o Fluminense. Mesmo diante da resistência da Polícia MIlitar de Minas Gerais, muitos atleticanos conseguiram entrar no estádio.
Antes do apito inicial, a principal torcida organizada do clube, Galoucura fez um mosaico escrito CBF de cabeça para baixo, com as cores do Fluminense, o verde e vermelho. As manifestações de desagrado aumentaram quando o árbitro Jaílson Macedo Freitas anulou o gol de Ronaldinho Gaúcho, no primeiro tempo, assinalando falta do zagueiro Leonardo Silva na barreira. Gritos de “vergonha” entoaram no Independência, por muitos minutos.
O diretor jurídico do Atlético-MG, Lázaro Cândido Cunha, disse que o clube não foi informado oficialmente da medida adotada pela Procuradoria Geral do STJD. “O Atlético-MG só irá se pronunciar quando for oficial”, destacou o advogado atleticano.
O árbitro Jaílson Macedo Freitas não notificou na súmula da partida qualquer tipo de incidente com o torcedor e jogadores e não comentou sobre os protestos. Segundo o árbitro, o comportamento dos atletas foi bom, com exceção aos advertidos. Seis atletas, quatro do Fluminense e dois do Atlético-MG, levaram amarelo.
Além dos protestos de torcedores, o lance envolvendo Fred e Júnior César, no final da partida, também está na mira de Paulo Schimitt, que confirmou que examinará essas imagens, para verificar se o atacante tricolor  deu empurrão em Júnior César. Jaílson Macedo Freitas deu amarelo apenas para Júnior César, não advertindo a Fred, que já havia recebido um cartão amarelo. Dessa forma, o jogador do Fluminense também corre risco de ser denunciado ao STJD. O jogador atleticano também poderá ser denunciado.
Bernardo Lacerda 
Do UOL, em Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo