sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sensação térmica em Juazeiro do Norte, no Ceará, chega a 40° C


A sensação térmica na região do Cariri, no Sul do Ceará, chega a 40 °C nesta época do ano. Segundo meteorologistas, além da estiagem neste ano, fatores humanos contribuem com o aumento da temperatura na região.
Nas cidades da região, as pessoas se protegem como podem do calor. "Tem que sair com
sombrinha ou então sai numa hora mais fria", diz a dona de casa Maria da Piedade.
Segundo meteorologistas, a temperatura máxima na região chega a 38°C nesta época do ano, com sensação térmica de 40°C graus. A umidade relativa do ar, em alguns momentos, chega a 20%, um índice característico de regiões desérticas.
A meteorologista Diane Fonseca explica que as alta temperaturas são causadas por uma massa de ar quente estacionada na região Nordeste do Brasil. "Isso faz com que a temperatura aumente e os ventos diminuam. Também temos o aumento de mais de 200% dos focos de queimado, o que contribui com o aumento".
Para prevenir dos efeitos do ar seco, é recomendado ingerir bastante líquido, evitar fazer exercícios físicos em horários de muito calor e manter os ambientes arejados e livres de fumaça de cigarro e poeira. Ainda de acordo com médicos, é importante manter um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, para deixar o local úmido.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo