quarta-feira, 31 de outubro de 2012

12,5% das vagas da federal do Ceará em 2013 serão para cotas, diz reitor


A Universidade Federal do Ceará anunciou nesta terça-feira (30) que 12,5% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas em 2013. A percentagem faz parte de uma adaptação gradual à Lei de Cotas, que determina que, até 2014, 50% das vagas sejam destinadas a alunos de escolas públicas.
O anúncio ocorreu no mesmo dia em que alunos de escolas públicas invadiram e depredaram
a sede da reitoria da UFC. Eles exigiam que 50% da vagas fossem destinadas aos estudantes já em 2013. O reitor da UFC, Jesualdo Farias, afirmou que a adaptação total à lei já no próximo ano seria uma "irresponsabilidde". Segundo o reitor, a mudança reivindicada pelos alunos não está prevista no orçamento da universidade para o próximo ano.
Sobre a manifestação, a reitoria da UFC afirmou que uma perícia avalia os danos causados e que os estudantes serão responsáveis por reparar os danos. "O que queremos é acelerar a adaptação ao sistema de cotas. A lei determina que os 50% sejam dados em até três anos, mas tendo em vista situação de alunos de escolas públicas, que têm menos condições de disputar um vestibular, a lei precisa ser integralmente aplicada já em 2013", avalia o estudante Edir Soares, que participou do protesto na manhã desta terça-feira.
A cota de 12,5%, segundo a Universidade Federal do Ceará, representa 789 alunos cujas famílias recebem até um salário mínimo.
Decreto
O governo federal publicou em 15 de outubro, no "Diário Oficial da União", o decreto que regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O critério de seleção será feito de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O decreto é assinado pela presidente Dilma Rousseff.

Do G1 CE







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo