sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão afeta aeroporto, semáforos e serviços de emergência no Ceará

Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

O apagão que atingiu toda a Região Nordeste na noite de quinta-feira (25) e durou mais de quatro horas deixou serviços prejudicados no Ceará. Em Fortaleza, até às 6h20 desta sexta-feira (26), 74 semáforos continuavam sem funcionar, segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). As empresas aéreas no Aeroporto Internacional Pinto Martins
registraram pane no sistema de check-in. A noite também foi agitada para o Corpo de Bombeiros que recebeu diversos chamados ocasionados pelo apagão.
Segundo a AMC, todos os semáforos de Fortaleza pararam de funcionar às 23h15 de quinta-feira, horário em que começou o apagão. Parte do sistema voltou a funcionar às 3h50 de sexta-feira, após o retorno da energia elétrica e a previsão é que todo o sistema seja normalizado até o meio-dia.
Já o aeroporto Pinto Martins permaneceu operando o auxilio de geradores e os voos não foram alterados, conforme infomações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Mas as companhias aéreas sofreram com panes nos sistemas e, por este motivo,  atendimento aos passageiros passou ser a manual.
Ainda em Fortaleza, segundo informações do Corpo de Bombeiros, diversos chamados foram registrados durante a noite por pessoas presas em elevadores, problemas com portões elétricos e incêndios. Um hotel teve problemas com um gerador que pegou fogo, o incêndio só foi controlado por volta das 2h.
O apagão também afetou a central de atendimento da Polícia Rodoviária Federal, segundo os patrulheiros rodoviários. Mesmo assim, o plantão foi considerado tranquilo.
Interior do Ceará
Na cidade de Juazeiro do Norte, os semáforos também pararam de funcionar. Mas o maior problema registrado foi no Hospital Tasso Jereissati, o Estefânia, a unidade não tem gerador. Alguns pacientes e acompanhantes preferiram ficar na rua até que a energia voltasse.

Já em Sobral, na Região Norte, não foram registrados problemas junto aos serviços de emergência. No principal hospital de emergência da cidade, o Santa Casa de Misericórdia, 40 pessoas aguardavam atendimento na unidade. Mas, a direção do hospital informou que os geradores foram acionados e a noite seguiu tranquila.
Apagão
Segundo a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Do G1 CE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo