sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Chile: encapuzados promovem confrontos durante protesto


SANTIAGO, 22 Set 2011 (AFP) - Um grupo de encapuzados entrou em confronto nesta quinta-feira com a polícia chilena ao final de um protesto de estudantes no centro de Santiago, convocado para exigir o fortalecimento da educação pública.

Após se afastarem de uma manifestação que majoritariamente ocorria de forma pacífica, os encapuzados começaram a lançar pedras e paus contra a polícia nos arredores do Parque Almagro, no centro de Santiago, onde os agentes policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água para dispersá-los.

Alguns manifestantes incendiaram também barricadas com madeira e outros objetos roubados anteriormente de uma construção próxima.

Os confrontos ocorreram no final do protesto, quando a maioria dos participantes já se retirava da região estabelecida como o destino da marcha, realizada em meio a atividades culturais com música e discursos de líderes estudantis.

Confrontos semelhantes foram registrados em outras manifestações convocadas pelos estudantes, que há quatro meses exigem educação pública gratuita e de qualidade em um país que tem um dos sistemas educativos mais segregados do mundo.

O protesto desta quinta-feira conseguiu reunir cerca de 100.000 pessoas, de acordo com os organizadores.

A manifestação, planejada como uma prova de força contra o governo, é semelhante às convocadas pelos estudantes em junho e julho, e supera a escassa participação de 10.000 pessoas reunidas na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo