sábado, 24 de setembro de 2011

Adolescentes assaltam conselho tutelar e levam botijão de gás, em Santana do Acaraú


Dois adolescentes de 14 anos foram apreendidos nesta sexta-feira (23) por arrombarem e assaltarem a sede do Conselho Tutelar, no município de Santana do Acaraú, a 232 quilômetros de Fortaleza, segundo a Polícia Militar. Os jovens, segundo a polícia, fizeram atos de vandalismo, quebraram objetos, inclusive um DVD, mas no final só roubaram um fogão e um botijão de gás.

Os adolescentes entraram pela porta dos fundos do prédio do conselho e já estavam sendo procurados pela polícia por assaltos em residências e comércios da região, segundo o sargento Sebastião Ponte, da Polícia Militar de Santana do Acaraú. "Hoje (23) à tarde eles invadiram a casa de um senhor e levaram um bocado de coisas do rapaz, um facão, ferramentas, um botijão de gás e as castanhas que ele vende. Tudo para trocar por drogas", afirmou o sargento.
O assalto aconteceu na madrugada de sexta e o Conselho Tutelar informou pela manhã o fato à polícia. Os dois foram capturados e levados para a Delegacia Municipal de Santana do Acaraú, mas serão transferidos neste sábado (24) para o Centro Educacional Patativa do Assaré, em Fortaleza, que atende adolescentes infratores de 12 a 18 anos.
Conselho Tutelar
O conselho tutelar foi criado junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente e ainda orientar pais e familiares. O Conselho Tutelar deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento, além de ser um órgão permanente e possuir autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal. A quantidade de conselhos varia de acordo com a necessidade de cada município, mas é obrigatária a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, constituído por cinco membros, eleitos pela comunidade para mandatos de três anos.
Giselle DutraDo G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo