quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Apreendido adolescente acusado de matar professor universitário no Benfica

Vicente de Paulo Miranda Leitão começou sua história no IFCE ainda como aluno, onde se formou como Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará (Foto Divulgação / IFCE)
Professor: Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46 anos



Foi apreendido no início da noite desta quarta-feira, 21, no Centro de Fortaleza, um adolescente acusado de efetuar o disparo que matou o professor universitário Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46, na tarde de hoje. O crime aconteceu no bairro Benfica, em Fortaleza.

Segundo informações do major Teófilo Gomes, comandante da 5ª Companhia do 5º BPM, o adolescente foi reconhecido pela esposa da vítima, que presenciou a ação criminosa. Segundo a Polícia, o jovem é conhecido na Gentilândia por envolvimento em crimes de furto na região.

O professor foi assassinado após ter o carro tomado de assalto por volta das 12h45 desta quarta-feira, 21, na Praça da Gentilândia. Vicente Leitão era engenheiro civil e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Sobral.

O crime aconteceu quando a vítima estava na companhia da esposa e havia acabado de estacionar o veículo modelo L200 na rua João Gentil, próximo à avenida 13 de Maio. Enquanto o professor recebia uma encomenda em uma gráfica nas proximidades da praça da Gentilândia, uma dupla armada anunciou o assalto à esposa da vítima, que estava sozinha aguardando o retorno do marido, no carro.

Ao perceber a ação, o professor Vicente de Paulo tentou socorrer a esposa, mas acabou sendo surpreendido por dois disparos contra o peito esquerdo. A vítima morreu no local, enquanto os acusados fugiram no veículo do casal.

Nota
Em nota à imprensa, o IFCE lamenta a morte do professor e destaca que Vicente Leitão era “extramente querido pelos alunos, orientou diversas pesquisas, e deixou mais de 50 trabalhos publicados”.

Ele graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especializou-se em Engenharia Urbana e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará em Engenharia Civil (Recursos Hídricos - Saneamento Ambiental). 

A vítima deixa esposa e duas filhas. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 22, às 15h30min.



Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo