quinta-feira, 4 de abril de 2013

Presas de regime fechado vão cursar filosofia dentro do presídio, no CE


Presidiárias que cumprem pena em regime fechado, em Fortaleza, terão oportunidade de cursar uma universidade. Nesta quinta-feira (5), será iniciado o ano letivo dentro do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Quinze internas foram aprovadas em um vestibular realizado no sábado (23) e vão cursar filosofia.

O curso, ministrado pela Faculdade Católica, terá duração de 3 anos e meio e as aulas acontecerão três vezes na semana das 16 horas às 19 horas e segue até junho de 2017. "Acreditamos que a educação pode transformar a vida destas mulheres e, por isso, a   proposta da faculdade vem em um excelente momento para o Governo, porque estamos investindo nos programas de ressocialização como motores da transformação de pessoas", avalia a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

De acordo com a Secretaria de Justiça, no período de 2006 a 2010 foi ministrado um curso superior em Teologia no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2, em parceria com a mesma instituição. Presos como o nigeriano Cornelius Ezeokeke, que hoje ministra oficinas dentro do sistema, puderam obter a titulação. Outros quatro conseguiram concluir os estudos e não retornaram para o crime.

A coordenadora do projeto, professora Márcia Bastos defende a promoção pessoal e social das mulheres apenadas. "Nossa expectativa é que o curso ajude as estudantes a ressignificar suas histórias de vida e provoque uma real mudança no comportamento e consequente reintegração social".
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo