segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bombeiros capturam jacaré na Praia da Ponta Negra, em Manaus

Jacaré capturado pelo Corpo de Bombeiros em Manaus (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros conseguiu capturar um dos três jacarés que rondavam a praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, durante este domingo (28). Segundo o tenente da corporação, Marco Antônio Gama, o réptil mede pouco mais de três metros. Outros dois
animais também vistos nas águas do Rio Negro ainda não foram encontrados.
Segundo o tenente Gama, do Corpo de Bombeiros, o trabalho de captura do animal dependeu da paciência e persistência da corporação. "O jacaré passava por baixo da malhadeira utilizada para a captura. Esperamos bastante para pegar o animal que só ficava fora da água quando parava para respirar", disse o tenente.
Momento em que jacaré aparece na Praia da Ponta Negra em Manaus (Foto: Reprodução/Amazon Sat)
Momento em que jacaré aparece na Praia da
Ponta Negra em Manaus
(Foto: Reprodução/Amazon Sat)
O jacaré capturado apareceu na área infantil da praia, parte mais rasa do local. O Corpo de Bombeiros encaminhou o animal ao porto fluvial da corporação. "Normalmente, encaminhamos animais ao [Refúgio] Sauim Castanheiras. Vamos contactar biólogos para averiguar a razão desse aparecimento dos jacarés na praia", afirmou o tenente Gama.
Além de jacarés, os banhistas viram botos nos arredores da praia da Ponta Negra neste domingo. No entanto, segundo o tenente Gama, o aparecimento desses animais é comum na área. "Boto aparece muito, mas não oferecem risco à população", acrescentou.
Interdição
Devido ao aparecimento dos jacarés, a praia da Ponta Negra foi interditada. A proibição de banhistas na água foi mantida mesmo após a captura de um dos três jacarés que rondavam o local. O tenente Gama informou ao G1 que vai solicitar um estudo ambiental para que as presenças dos animais na praia sejam esclarecidas.

Conforme Mafran Evangelista, coordenador e presidente da Comissão da Ponta Negra, a interdição depende dos bombeiros que planejam a proibição de banhistas na praia até que os estudos técnicos ambientais sejam realizados. "Aparecem botos e cobras d´água, mas jacarés tão perto das pessoas nunca tinha acontecido antes. A gente não pode deixar a população em risco", afirmou Evangelista.
Bombeiros afastaram os banhista da água diante do aparecimento dos jacarés (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Girlene MedeirosDo G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo