quarta-feira, 1 de outubro de 2014

'Estou levando na tranquilidade', diz Miss Brasil sobre posts ofensivos

Cearense 'é eleita a Miss Brasil 2014 (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

A Miss Brasil, Melissa Gurgel, falou ao G1 na tarde desta terça-feira (30) que não pretende pedir punição formal aos responsáveis pelos comentários preconceituosos postados sobre ela em redes sociais. "Acho que a internet é um lugar para as pessoas expressarem suas opiniões, mas tem que haver respeito. Preconceito é intolerável. Não vou atrás disso, mas quero que as pessoas tenham consciência do que fizeram", afirmou Melissa.

O sotaque da cearense foi alvo de comentários considerados preconceituosos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e por diversos internautas que saíram em defesa da miss.  A cearense de 20 anos foi eleita Miss Brasil 2014 na madrugada de domingo (28) e não demorou  para logo surgirem os primeiros comentários.  "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra. Outros foram mais agressivos e escreveram "Miss Ceará ganhou o Miss Brasil e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia".
"Eu estou levando ( o assunto) na tranquilidade, mas lamento muito esse preconceito. Fiquei triste, mas quero que as pessoas tenham a oportunidade de me conhecer por dentro, de conhecer minha essência. Tenho muito orgulho do meu povo, de ser cearense, mas agora não represento só um estado. Estou representando o país e é preciso que sejamos unidos", disse a Miss Brasil ao G1. Melissa ainda declarou que não tem interesse em prolongar o assunto e quer se concentrar na preparação para o concurso Miss Universo, que será realizado em janeiro de 2015, em Miami, nos Estados Unidos.
Internauta se refere ao sotaque da cearense como 'sofrível' (Foto: Twitter/Reprodução)Internauta se refere ao sotaque da cearense
como 'sofrível' (Foto: Twitter/Reprodução)
Representação
Na segunda-feira (29),  o presidente em exercício da OAB-CE, Ricardo Bacelar, assinou representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores das mensagens. “São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar.

Ainda nesta terça-feira (30), Melissa também comentou sobre o assunto na conta pessoal dela na rede social Instagram. “O Brasil é um país com tanta diversidade de povos e culturas. Cada região tem a sua peculiaridade, seja no clima, na cultura, no sotaque, na beleza, seja no que for. E nós precisamos saber conviver com todas elas e respeitá-las. Só assim seremos reconhecidos lá fora como uma nação unida, que preza pelos seus", disse a Miss Brasil, agradecendo o carinho dos brasileiros.
Segundo o MPF, a representação e notícia-crime da OAB-CE foi recebida e distribuída para um dos procuradores na tarde desta terça-feira (30).  “Formalizamos a representação no MPF para apurar com rigor esse desrespeito ao povo cearense”, afirma Ricardo Bacelar. Se condenados, os autores de mensagens racistas podem se presos por período de dois a cinco anos.
Logo após a denúncia ser encaminhada, as contas foram apagadas ou bloqueadas. No entanto, a OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas não isenta os autores das mensagens do pedido de acusação.
Miss Ceará, Melissa Gurgel, 20 anos e 1,71 metro, estudante de Design de Moda (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo