quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ceará começa a receber chuvas da estação; chove 16,8 mm em Fortaleza


Fortaleza começou a receber as chuvas da Zona de Convergência Intertropical na madrugada desta quinta-feira (30), segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o órgão, os 16,8 milímetros na capital cearense até 7h já está dentro da estação chuvosa que ocorre de fevereiro a maio, após o deslocamento da  Zona de Convergência Intertropical do oceano para o continente

Além de Fortaleza, outros 59 municípios cearenses tiveram chuvas nesta quinta-feira, conforme os dados da Funceme. A chuva mais forte ocorreu em São Gonçalo do Amarante, com 104,5 mm; seguido de Pentecoste, com 57 mm; e Granja, com 46 mm. Ainda conforme a Funceme, as chuvas nos demais municípios foi abaixo de 40 mm. Apesar de ter atingido todas as regiões cearenses, mas em poucos cidades.
Previsão
Segundo a Funceme, o primeiro prognóstico para os próximos três meses é de 25% de as chuvas ficarem acima da média; 35%, na média e 40% abaixo da média histórica de chuvas do estado. Os dados são similares à previsão feita em janeiro de 2013.

A média histórica do estado é de 805 milímetros de chuva durante a chamada "quadra chuvosa", de fevereiro a maio. Ainda segundo a Funceme, as regiões que devem receber menos chuva em 2014 são o Sertão Central do Ceará e o Sul do Estado, o que inclui a região Cariri e parte do Centro-Sul cearense.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo