sábado, 25 de janeiro de 2014

Vacinação contra sarampo começa segunda-feira, na Grande Fortaleza

Vacina contra sarampo está disponível nos postos de saúde de Petrolina (Foto: Larissa Paim/G1)

Será iniciada nesta segunda-feira (27), nos postos de saúde, uma campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Segundo a Secretariade Saúde do Estado (Sesa), a campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado.  O posto de saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607, Centro) vai atender na tarde deste sábado (25) e das 8h às 17h neste domingo (26).
Diversos postos de saúde estiveram abertos até o meio-dia deste sábado para atender a demanda pela vacinação.
O dia "D" da campanha será no sábado (1º), com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Grande Fortaleza: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.
Na campanha de vacinação, as crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da Grande Fortaleza, a meta da Secretaria de Saúde do Estado é imunizar  246.036 crianças. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar aos postos os cartões de vacinação das crianças.     25 de março, 607, das 8 ás 17
Boletim epidemiológico divulgado nesta nesta sexta-feira (24) pela Sesa, mostra que já chegam a 10 o número de casos confirmados de sarampo, no Ceará. Ainda segundo o boletim,  outras 10 pessoas são "fortemente suspeitas" de terem contraído a doença. No total, 70 casos foram notificados com suspeita de sarampo, a maior deles descartados. Todos os casos foram registrados em Fortaleza. Dos casos confirmados, 60% são menores de um ano de idade (portanto, não vacinados) e todos do sexo masculino.
Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também registraram casos da doença. Segundo a Sesa, a entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. 
Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacinação, por meio da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Se a pessoa não sabe se tomou a vacina tríplice viral, se não sabe se teve sarampo na infância e não tem nenhum comprovante de vacina, deve procurar um posto de saúde para se vacinar”, alerta Renata Dias, assessora técnica de Imunização da Secretaria de Saúde do Município (SMS).

Vacina
A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo