sábado, 2 de junho de 2012

'Governo tem muita obra pela frente' diz Luizianne sobre pedido de Cid


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o governo do estado deve priorizar as obras VLT para a Copa do Mundo de 2014, após o governador do Ceará, Cid Gomes,
demonstrar interesse em assumir as obras da Via Expressa.
"Eles tê que apressar as obras do VLT. O governo ainda tem muita obra pela frente", afirmou a prefeita. Luizianne não respondeu se entregaria ou não as obras para o governo do estado já que, segunda ela, ainda não foi formalmente notificada sobre o pedido. "Só fiquei sabendo pela imprensa, mas não há nada formalizado", disse.

A Secretaria Especial da Copa do Ceará (Secopa) enviou nesta sexta-feira (1º) um ofício à Coordenadoria de Projetos Especiais da prefeitura de Fortaleza (Cooperii) um ofício solicitando "o interesse em conhecer o projeto físico-financeiro" da obra na Avenida Via Expressa. A avenida, considerada o "corredor da Copa" pela prefeitura de Fortaleza, é uma das principais vias no entorno do Castelão, estádio palco da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações, em 2013, e passa por reformas de ampliação e modernização.

Nesta semana, após paralisação das obras, o governo do estado demonstrou interesse em assumir as obras da Via Expressa, temendo o atraso da conclusão até a Copa das Confederações. As obras estão paradas há três semanas, quando a empresa responsável, aDelta, rescindiu o contrato com a prefeitura de Fortaleza. A empresa alegou que passa por mudanças societárias e não tem condições de dar continuidade.
A Delta foi comprada por outra empresa após denúncias de ligação com o contraventorCarlinhos Cachoeira, que está preso por suspeita de manter esquema de corrupção com políticos e financiar jogos ilícitos.
Em nota, a Cooperri solicitou que o ofício enviado à coordenadoria fosse enviado à prefeitura de Fortaleza, alegando que não tem autonomia para transferir a responsabilidade da obra para o governo do estado, que demonstrou interesse em dar continuidade às obras.
A Secopa responde que o ofício não solicita a transferência da responsabilidade da obra, mas o interesse em conhecer o projeto das obras e manter um diálogo que possa resultar no pedido de transferência da responsabilidade da obra. A Secopa afirma ainda que desde o inícios das obras de mobilidade urbana e reforma do estádio Castelão, ambos visando a Copa do Mundo 2014, tem sido mantido entre a pasta estadual e coordenadoria da prefeitura, a Cooperii.
As reformas da Via Expressa e outras três avenidas no entorno do Castelão estão paradas desde a rescisão com a Delta. A prefeitura de Fortaleza afiro que deve abrir um novo edital até agosto deste ano para contratar uma nova empresa que dará continuidade à reforma nas avenidas. Segundo a prefeitura, apesar da paralisação das obras, o prazo de entrega está mantido: agosto de 2013.
Segundo Geraldo Accioly, titular da Cooperii, o novo edital prevê serviço em quatro expedientes, o que deve compensar o tempo parado e entregar a obra no prazo já definido.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo