domingo, 24 de junho de 2012

Globo aposta em Pedro Bial e Fátima Bernardes como âncoras de novos programas

Fátima Bernardes e Pedro Bial, medalhões do jornalismo da Globo, são apostas da emissora

Fátima Bernardes, 49, e Pedro Bial, 54, vivem momentos similares em suas carreiras. Donos de longas trajetórias no jornalismo da Globo --25 e 31 anos, respectivamente--, em 2012 eles encabeçam a renovação do entretenimento da emissora.
Movimentação parecida ocorreu 13 anos atrás,
quando Ana Maria Braga trocou a Record pelo canal, e Jô Soares disse adeus ao SBT para retornar à emissora onde comandara o "Viva o Gordo".
"Somos meio móveis e utensílios da Globo. Entramos moleques, por meio de um curso de formação em telejornalismo, como 'trainees'. Pastamos muito e construímos nossa história, que é bacana", diz Bial, que, como Fátima, falou à Folha sobre sua nova atração.
ENCONTRO
Ela vem primeiro: após 14 anos, trocou a bancada mais importante da TV brasileira, a do "Jornal Nacional", pelo "Encontro com Fátima Bernardes", que estreia amanhã.
"A ideia é complementar a programação que já estava lá havia alguns anos, como o 'Mais Você'. Havia o espaço para a Globo transformar essa manhã", conta Fátima.
Apesar de ambas as atrações serem voltadas para o público feminino, discutirem temas do dia a dia, com jornalismo e participação de artistas, e até dividirem um anunciante --a Unilever--, a jornalista não se enxerga como candidata a substituir Ana Maria Braga no futuro.
"Eu não fui convidada a fazer um projeto. Eu o propus. Não havia nenhum intuito meu de substituição."
No "Encontro", Fátima vai promover conversas com o público de casa e com sua plateia sobre variados assuntos. Contará com jornalistas e humoristas para apimentar as discussões. "Se uma conversa tem pessoas diferentes, flui melhor."
Leia abaixo trechos da conversa:
Folha - Sente falta de apresentar o "Jornal Nacional"?
Fátima Bernardes - Temos saudades dos amigos, da convivência. Mas fiz a despedida no momento certo. Gosto de ver o "JN" em casa.

Está preparada para a disputa da audiência matinal?
Até agora não tem expectativa nenhuma em torno de números, ninguém me passou isso. Mas eu sei que tem uma concorrência grande.

Espera-se que seu programa seja vanguardista.
É claro que queríamos que ele somasse com o que já estava ali. Que fosse um pouco diferente do que a concorrência faz. Mas acho que a pressão já é estar no ar na Globo, num horário que é difícil.

BEIJO DO MAGRO
Assim como Jô Soares, Pedro Bial tem um forte lado intelectual, gosta de escrever e já se aventurou no cinema. Agora também exercerá o papel de debatedor de ideias no fim de noite da TV aberta.
Ex-correspondente internacional e hoje apresentador do "Big Brother Brasil", cuja 13ª edição está confirmada para o ano que vem, estreará em 5 de julho a primeira temporada (de duração ainda não definida) do "Na Moral".
"Nessa reunião de pessoas com opiniões distintas, que será o foco do programa, minha função é mediar, dar ritmo e passar a bola desse frescobol de ideias, sem deixá-la cair", afirma Bial.
A negação do preconceito estará entre os temas de que tratará a atração semanal.
Como Fátima Bernardes com relação a Ana Maria Braga, Bial negar ser um substituto de Jô. "Ele é insubstituível e daqui alguns anos todos nós estaremos mortos."
Em compensação, Jô é só elogios ao colega. "Não conheço o projeto, mas acho que só pode ser bom, porque o Bial é um jornalista maravilhoso e tem, sim, o perfil de grande entrevistador", diz.
Leia abaixo trechos da entrevista:

Folha - "Na Moral" terá o Bial poeta ou o jornalista?
Pedro Bial - Tudo junto. É como tudo na vida. Tudo o que a gente fez ou a gente está por fazer se une e se multiplica.


Continuará no "Big Brother"?
Em princípio, sim. Quando acabar o "Na Moral", espero ter um tempinho para curtir as crianças e, em janeiro, começa o "BBB 13". Cada temporada eu encaro como se fosse a última, desde o primeiro. Quando o "Big Brother" estreou não se esperava mais do que duas edições.


Tem ídolos na TV?
Acho admirável quem consegue naturalidade em TV. Uma pessoa que eu amo de paixão é a Angélica. Perdoe-me o Luciano Huck, mas a voz dela é uma cantada.

Colaborou MARCOS GRINSPUM FERRAZ, de São Paulo

NA TV
Encontro com Fátima Bernardes
Estreia do programa matinal
QUANDO segunda (25), às 10h30, na Globo
CLASSIFICAÇÃO livre


Na Moral
Programa de debates
QUANDO 5 de julho, às 23h30, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


ALBERTO PEREIRA JR.
ENVIADO ESPECIAL AO RIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo