quarta-feira, 27 de junho de 2012

Polícia diz ter identificado suspeito de sequestrar menina Brenda em SP


A Polícia Civil disse na tarde desta terça-feira (26) ter identificado o suspeito do sequestro da menina Brenda Gabriela, de 4 anos, que desapareceu durante evento religioso no Centro de São Paulo há duas semanas. A polícia tem imagens do suspeito e diz tratar-se de um ajudante-geral de 47 anos nascido no Paraná e que havia se tornado um morador de rua.
O suspeito tem cerca de 1,60 m de altura, cabelos escuros, olhos escuros e barba por fazer,
segundo o boletim de ocorrência registrado no 6º DP (Distrito Policial). Ele vestia uma calça cinza escura, uma blusa amarela feita de crochê e um boné. Em entrevista ao G1, uma das testemunhas que primeiro falou com Brenda, a estudante Priscila Andressa Fim, afirma que a criança estava muito assustada e repetia o seu nome sem parar.
"Procurei acalmá-la enquanto o Alex [vizinho da mãe de Brenda] abordava o suspeito", disse ela. A jovem, que estuda em uma universidade próxima à Rua Vergueiro, disse não ter visto marcas aparentes de violência na criança.
Segundo o delegado-adjunto do 6º DP, Paulo César de Freitas, a polícia aguarda também a identificação de algum parente ou conhecido do suspeito para ter mais informações e um possível depoimento. "Os policiais foram à casa dele, pode ser que tenhamos mais dados", disse. Os exames de perícia na garota já foram realizados, e foi recolhido material para atestar se houve ou não abuso sexual. "Não podemos dizer ainda se aconteceu algo", afirmou o delegado-adjunto.
Tanto o delegado titular quanto o adjunto ressaltaram o fato de a menina não estar desnutrida nem aparentar algum trauma ou dano psicológico quando foi encontrada. "Os exames é que vão mostrar, mas externamente a criança parece estar bem", disse o delegado Marques.
De acordo com o delegado, o suspeito não tem antecedentes criminais. Há alguns dias ele foi visto dormindo em uma praça próxima à Rua Vergueiro. Seu nome e mais dados já estão em poder dos policiais, que realizam diligências em busca do suspeito.
Testemunhas e a própria Brenda, que foi localizada nesta segunda-feira (25), já o reconheceram por foto. Segundo policiais, a menina teria ficado assustada ao ver a imagem e falou: "É ele".
Carroça encontrada
Com a ajuda de uma testemunha, a polícia encontrou a carroça que seria desse homem. Nela havia brinquedos e roupas de crianças. A polícia encontrou também uma nota fiscal de empréstimo, no valor de R$ 100, e uma ordem de pagamento de um trabalho na construção civil com dados como nome, número da conta bancária e CPF do homem.

O delegado afirma que o suspeito deve ser indiciado por sequestro. "Queremos saber o que levou ele a permanecer com a criança esse tempo todo. Nós já sabemos de antemão que ele vinha escondendo a criança, cortou o cabelo dela para evitar que ela fosse reconhecida, ela era mantida restrita ao ambiente da carrocinha", disse. "É sequestro, houve restrição da liberdade."
Segundo o delegado, as características físicas do suspeito não batem com as do homem que teria sido visto próximo à criança no evento religioso onde Brenda desapareceu.
'Herói'
Também na tarde desta terça-feira, o repositor Alex Ramos de Carvalho, que ajudou a encontrar Brenda, reencontrou a garota na delegacia de polícia. Eles se abraçaram. Alex afirma sentir-se “um pouco herói” por ter ajudado a mãe a reencontrar Brenda Gabriela. Ele, que é vizinho da família, viu a menina de 4 anos no colo de um homem enquanto passavam na frente de um doceria na Rua Vergueiro, na Liberdade, no Centro de São Paulo, na tarde de segunda-feira (25).

“Deus enviou ele. Deus sabe todas as coisas”, disse a mãe da menina, Geiza Mari Silva. A menina estava com uma marca na perna e o cabelo mais curto do que no dia em que desapareceu durante evento da Igreja Pentecostal Deus é Amor.
De acordo com Geiza, Brenda relatou maus tratos. Nesta terça-feira (26), Brenda foi levada para o hospital Pérola Byington para ser examinada e deve passar por exames médicos e psicológicos que devem constatar se ela foi vítima de abuso sexual. O estado de saúde dela é bom e, inicialmente, não causa preocupação.
Quando viu a garota na tarde de segunda-feira, ele afirmou que tinha dúvidas sobre a identidade da menina. “Não tive tanta certeza no começo. Quando o cara correu e eu perguntei se ela chamava Brenda, e ela balançou a cabeça, aí eu tive mais certeza. [A sensação de ter encontrado a Brenda é de ser] um pouco herói ”, disse.

Quando foi abordado por Alex, o homem tentou despistá-lo. Ele disse que era pai de Brenda e que o registro de nascimento da garota estava dentro da carroça. Ele disse que iria buscar o documento e fugiu. Clientes de uma lanchonete ainda tentaram pegá-lo, mas não conseguiram.

Nesta terça, a polícia encontrou a carroça em uma rua a duas quadras da lanchonete. Nela ainda estavam o cobertor rosa e uma mamadeira que pode ter sido usado pela menina.

Em entrevista ao G1, uma das testemunhas que primeiro falou com Brenda, a estudante Priscila Andressa Fim, afirma que a criança estava muito assustada e repetia o seu nome sem parar. "Procureu acalmá-la, enquanto o Alex [vizinho da mãe de Brenda] abordava o suspeito", disse ela. A jovem, que estuda em uma universidade próxima à Rua Vergueiro, disse não ter visto marcas aparentes de violência na criança.

Rafael SampaioDo G1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo