sábado, 26 de novembro de 2011

OAB recomenda apenas três dos 17 cursos de Direito do Ceará

Os cursos de Direito da UFC (foto), da UVA-Sobral e da Urca-Crato foram os únicos recomendados pela avaliação da OAB (FOTO: BANCO DE DADOS)

Somente três dos 17 cursos de Direito reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no Ceará têm qualidade recomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Universidade Federal do Ceará (UFC-campus Benfica), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-Sobral) e Universidade Regional do Cariri (Urca-Crato) foram as únicas com médias iguais ou superiores a cinco no “Programa OAB Recomenda – Selo OAB”.

O estudo foi desenvolvido pela seção nacional da ordem e considerou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009 e os resultados dos três últimos testes aplicados pela própria OAB. O resultado representa um índice de reprovação de 82,36% das instituições cearenses.

Das aprovadas, uma é gerida pelo Governo Federal e duas compõem a estrutura do Estado. As 14 demais são particulares - sendo 13 faculdades e uma universidade (ver quadro). Nenhuma nota, porém, foi disponibilizada pela OAB. Apenas quem eram os melhores avaliados em cada Unidade da Federação.

Em comparação com a edição anterior, a situação do Ceará está melhor. Antes, somente a UFC tinha, para a OAB, um curso positivo de “variáveis qualitativas e quantitativas”, como a ordem descreve o objetivo do Selo.

O panorama nacional também é nada animador. Dos 791 cursos selecionados, apenas 90 alcançaram desempenho satisfatório. Isso significa dizer que 88,63% das faculdades, universidades e centros universitários brasileiros oferecem cursos padrão.

São Paulo, Minas Gerais e Paraná lideram em quantidade de cursos “aprovados”. São 14, 11 e oito, respectivamente. Alagoas, Amazonas, Amapá, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins ocupam, empatados, a última posição. Cada estado conta com apenas um curso bem analisado. Acre e Mato Grosso do Sul não tiveram cursos recomendados.

O Ceará é o nono no ranking nacional e o quarto do Nordeste com as maiores aceitações. No Nordeste, fica atrás da Bahia (6), Piauí (5) e Paraíba (4). “Apesar dos seus 11 semestres, Direito é uma “correria”. Prova disso é que muita gente precisa fazer um curso só para o exame de ordem”, diz o aluno do 7º semestre da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fernando Luiz de Sousa Pinto.

Ele foi um dos testados no Enade 2009. E contesta a medição da capacidade de estudantes e instituições com base somente no resultado de provas. “Muita gente faz pressionado pela universidade. O aluno é escolhido para fazer a prova sem a livre escolha de querer ir ou não. E o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Quem vai faltar a prova colocando o diploma em risco?”, pondera.(Colaborou Mariana Lazari)


ENTENDA A NOTÍCIA
O estudo da OAB nacional considerou o desempenho das faculdades no Enade 2009 e no exame de ordem da própria instituição. Quem obtivesse média igual ou superior a cinco receberia a recomendação.

Saiba Mais

Segundo a OAB, o estudo considerou os 1.210 cursos de Direito do Brasil. Foram excluídos da análise os cursos que não participaram dos três últimos exames da OAB (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e com menos de 20 inscritos em cada teste. Assim, o universo caiu para 791 cursos.
 
Os dados dos exames foram tabelados pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela aplicação das provas. O exame é prestado por bacharéis e estudantes de Direito dos dois últimos semestres do curso.

No tocante ao Enade, foram analisados os alunos ingressantes (fim do primeiro ano de curso) e os concluintes (fim do último ano de curso).

As instituições sem conceito de Enade receberam nota zero para este quesito no estudo da OAB.
 
104 cursos chegaram à fase final de avaliação, mas foram excluídos por não disporem de reconhecimento ou renovação do reconhecimento dos cursos de graduação em Direito.
Bruno de Castro 
brunobrito@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo