domingo, 27 de novembro de 2011

Mulher tem colapsos toda vez que o telefone toca

A mulher de 26 anos sofre de cataplexia, que faz com que seus músculos fiquem fracos ao sentir momentos de extrema emoção

Muitas pessoas adoram ser surpreendidas, mas para Caitlin Wallace, qualquer som inesperado pode fazer com que ela tenha um colapso e perca o movimento dos músculos.
A mulher de 26 anos sofre de cataplexia, que faz com que seus músculos fiquem fracos ao sentir momentos de extrema emoção, como risadas ou medo. Essa doença paralisa a face e deixa a musculatura dos joelhos fraca até a pessoa não conseguir se mexer e cair.
Coisas simples como o toque de telefone, encontrar com amigos de longa data ou receber cartas a fazem ter pelo menos 20 colapsos durante o dia.
Essa paralisia dura alguns minutos e ela fica sem conseguir enxergar nada do que se passa, mas escuta tudo o que as pessoas dizem a sua volta.
Wallace conta que no início as crises eram menores e aconteciam principalmente quando ela estava dando risada. "Depois passou para quando eu ficava surpresa ou chocada. Tenho colapsos só do telefone tocar enquanto eu o estou segurando", contou ela ao Daily Mail.
Graças à cataplexia ela não consegue tentar se segurar ou evitar uma queda mais brusca, portanto ela está sempre coberta de roxos, cicatrizes e machucados.
Os sintomas do problema tiveram início em fevereiro do ano passado e depois do primeiro colapso ela foi ao hospital com suspeita de infarto.
Encaminhada para um neurologista, Wallace fez exames e raios-X do cérebro, e depois foi diagnosticada com cataplexia e narcolepsia, responsável pelo sono excessivo que sentia durante o dia.
A doença a impediu de continuar dirigindo e trabalhando. "Eu pegava muito no sono durante o dia, mesmo trabalhando, e também cometia muitos erros pelo cansaço que eu tinha", explicou ela.
De acordo com o médico Paul Reading, da Universidade James Cook, pessoas com narcolepsia tem falta de um composto químico no cérebro que regula o sono, sem ele essas pessoas não conseguem permanecer acordadas por mais de poucas horas.
No caso da doença de Wallace, ela só ocorre em quem tem narcolepsia e ataca toda vez que ocorre qualquer tipo de emoção intensa.
A doença pode ser tratada com antidepressivos, não pelo paciente estar nessa condição, mas porque os medicamentos inibem os colapsos.
Do UOL Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo