segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cidade no Ceará tem 232 casos suspeitos de gripe A, diz secretaria


A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, afirma que já foram notificados 232 casos suspeitos de gripe A na cidade até o início da manhã desta segunda-feira (28). Uma sala foi reservada no Hospital Municipal São Sebastião para receber pacientes com sintomas suspeitos e realizar as notificaçãos. Até agora, 11 casos da doença foram confirmados no município pela Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Parente, a grande dificuldade do momento é o número de médicos no município. Todos os casos que são notificados precisam passar por uma avaliação médica. "Temos apenas 14 médicos em todo município, somando o hospital e o Programa Saúde da Família. Estamos nos articulando, pedindo ajuda do Estado e dos municípios vizinhos", diz.
O surto de Gripe A começou entre alunos de uma escola agrícola da cidade e a suspeita, segundo nota da Secretaria da Saúde do Ceará, é de que os alunos tiveram contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.
Controle
A Secretaria da Saúde do Estado informou que liberou a medicação indicada para o tratamento dos pacientes de Pedra Branca. As autoridades públicas também realizam uma mobilização na cidade orientando a população para que lave frequentemente as mãos com água e sabão e, caso tenha entrado em contato com algum doente ou apresente os sintomas, utilizar máscaras.

Os sintomas da gripe H1N1 são febre, tosse, coriza, dispnéia. As pessoas que apresentaram sintomas em Pedra Branca estão sendo acompanhadas por profissionais de saúde e medicadas.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo