quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ponte joga 113 anos em 90 minutos para levar título inédito contra o Lanús

treino Ponte Argentina (Foto: Marcos Ribolli)

Para quem esperou 113 anos, 90 minutos podem parecer pouco tempo. Comparando friamente, é mesmo. Mas a ansiedade pelo primeiro título de expressão tem o poder de fazer uma partida parecer uma eternidade. Esse é o tempo separa a Ponte Preta da glória maior de sua história mais do que centenária. A partir das 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira, contra o Lanús, no Estádio Néstor Díaz Pérez, na Argentina, a Macaca joga 113 anos em 90 minutos para se libertar do jejum e ser campeã pela primeira vez.

A decisão da Sul-Americana está aberta. O empate por 1 a 1 no Pacaembu, na semana passada, deixa Lanús e Ponte em pé de igualdade em termos de resultado - na final, o gol fora é indiferente. Uma nova igualdade, independentemente do placar, leva a definição para a prorrogação. Mantendo-se o empate, pênaltis. Os argentinos têm a ligeira vantagem de fazer o segundo jogo em casa.
A chance real mobilizou a torcida da Macaca. Desde o início da semana, pontepretanos começaram a marcar território em Buenos Aires. Do voo de Guarulhos à Argentina, nas chegadas ao hotel após o treino, a nação alvinegra ficou lado a lado com os jogadores. O último ato de apoio será dado no palco do confronto. Os 2,5 mil ingressos colocados à venda para a torcida da Macaca foram esgotados.
O ganhador da Sul-Americana garante uma vaga na pré-Libertadores do ano que vem, o direito de disputar a Recopa contra o Atlético-MG e a Copa Suruga no Japão. Devido à vaga para a Libertadores, o duelo em ‘La Fortaleza’ interessa diretamente a outro alvinegro. Se a Ponte for campeã, o G-4 do Brasileirão vira G-3, e o Botafogo perde a vaga. No caso de vice da Macaca, o time de Seedorf será um dos representantes brasileiros na Libertadores de 2014, ao lado de Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Flamengo.
A arbitragem do jogo entre Lanús e Ponte fica a cargo do chileno Enrique Osses. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo para o estado de São Paulo e pelo SporTV, além de acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com a partir das 19h30m, com vídeos exclusivos e informações direto da Argentina.
treino Lanus sul-americana (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Do outro lado, argentinos esperam primeiro título após seis anos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Lanús: o time de Schelotto ainda é um mistério. O treinador garante que irá manter a equipe no mesmo esquema tático do primeiro jogo, ou seja, com três atacantes. Jogando como mandante, a missão é conquistar o título dentro dos 90 minutos, evitando, assim, a prorrogação e os pênaltis. Com a escalação trancada a sete chaves, o esboço do time traz somente Santiago Silva confirmado na frente. Seus companheiros ainda não estão definidos. Isso porque Acosta, recuperado de lesão, está concentrado com o elenco e pode ser a surpresa. Os 11 devem ser: Marchesin; Araujo, Goltz, Izquierdoz e Velázquez; Diego González, Somoza e Ortiz; Benítez, Santiago Silva e Blanco.
Ponte Preta: Jorginho também faz suspense. A dúvida do treinador da Macaca está na lateral esquerda. Sem Uendel, suspenso por três cartões amarelos, ele tem quatro opções: Diego Sacoman, Chiquinho, Artur ou Régis. Todas implicariam em uma improvisação. Por priorizar o sistema defensivo, a tendência é Jorginho coloque Sacoman na esquerda e promova a entrada de Ferron na zaga. O restante do time não muda. A provável Ponte tem Roberto, Artur, César, Ferron e Diego Sacoman; Baraka, Fellipe Bastos, Fernando Bob e Elias; Rildo e Leonardo.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Lanús: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Pereyra Díaz é o único desfalque.
Ponte Preta: além de Uendel, Adrianinho, Betão e Rafael Ratão estão fora. O primeiro cumpre o quarto de cinco jogos de suspensão aplicada pela Conmebol pela expulsão nas quartas de final contra o Vélez Sarsfield. Betão, por sua vez, não tem mais vínculo com a Macaca, enquanto Ratão sofreu uma lesão no tornozelo e sequer viajou para a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo