terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fila de espera para cirurgia eletiva tem cerca de 20 mil pessoas no CE


A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) que estabelecer convênios com hospitais públicos e privados para realização de cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera que já soma 20 mil pacientes. Representantes das unidades de saúde do estado foram convocados pela Sesa para apresentar propostas em até 15 dias.
“Eles dirão que tipo de cirurgia são capazes de fazer, quantas por mês são capazes de realizar e
qual é o custo adicional fora da tabela do Sus [sistema Único de Saúde]”, explicou o secretário de saúde, Ciro Gomes. Segundo ele, uma verba estimada em R$ 60 milhões, provenientes do Governo do Ceará e do Governo Federal, já está garantida.
A aposentada Socorro Brito Silva, de 63 anos, espera para realizar uma cirurgia de hernia há oito meses e torce para que o projeto consiga acabar com as filas. “Não posso subir uma calçada, não posso levantar peso”, disse ela, acrescentando, “eu vou no sistema e não tem vaga”.
Enquanto os novos convênios não são assinados, os pacientes podem recorrer a Defensoria Pública do Ceará para conseguir fazer as cirurgias. Segundo o defensor Dani Esdras, basta se apresentar com RG, CPF, comprovante de residência e o laudo médico para ser atendido. “Sempre trazer o laudo médico, porque o laudo é que vai dizer a necessidade da cirurgia”, afirmou.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo