quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Torcedores do Vasco são indiciados por tentativa de homicídio

Leone Mendes da Silva, 23 anos, bateu em atleticano e foi preso (Foto: Raphael Zarko)

Os três torcedores presos após a briga no jogo entre Atlético-PR e Vasco foram indiciados por diversos crimes, inclusive por tentativa de homicídio. O inquérito sobre a prisão em flagrante dos três vascaínos detidos no domingo (8) já está à disposição da Justiça. O documento foi entregue no final da tarde desta quarta-feira (11) no Fórum de Joinville. A briga generalizada entre torcidas dos dois times deixou quatro pessoas feridas e paralisou o jogo por mais de uma hora.
Arthur Barcelos Lima Ferreira, de 26 anos, Jonathan Fernandes dos Santos, de 30, e Leone Mendes da Silva, de 23, tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça de Joinville no final da
tarde desta segunda-feira (9). Na terça-feira eles foram transferidos para a Penitenciária de Joinville por questões de segurança e estão em celas isoladas.
Eles foram indiciados por tentativa de homicídio, associação criminosa, danos ao patrimônio público e crimes do Estatuto do Torcedor. Segundo o delegado responsável pela investigação, Douglas Roberto de Cinque, Arthur também foi enquadrado por furto. Conforme apurado pela investigação, ele tirou as roupas e sapatos de um jovem que estava caído no chão desmaiado.
Torcedores detidos após briga na Arena Joinville (Foto: Dorgenes Pandini)
Presos preferiram não dar depoimentos
(Foto: Dorgenes Pandini)
Sem depoimentos 
O delegado salienta que as informações agora serão avaliadas para o juiz que avaliará o indiciamento dos suspeitos. Cinque tem convicção de que as imagens analisadas confirmam com clareza as agressões que são consideradas tentativas de homicídio. Também foram juntadas outras provas, como depoimentos de policiais, testemunhas, além de laudos periciais. Os suspeitos preferiram não prestar depoimentos, afirmou o delegado ao G1. “Agora estão à disposição da Justiça”, alegou Cinque.

O delegado explica que a Diretoria de Investigação Criminal está responsável pelo segundo inquérito, aberto terça-feira (10), para apurar o envolvimento de outros torcedores. “Precisa de um lapso temporal maior para identificar todos os rostos, encontrar filiação, endereço”, explica Cinque. Ele destaca que após a confirmação de todos os envolvidos pelo setor de inteligência, será necessário ouvir os envolvidos e reunir provas para analisar o indiciamento de mais pessoas.
Furacão vai à Libertadores e rebaixa Vasco em jogo com briga de torcidas (Foto: Gustavo Rotstein)
Briga foi registrada durante jogo em Joinville
(Foto: Gustavo Rotstein)
Outros envolvidos
A Polícia Civil já identificou pelo menos 30 torcedores envolvidos na briga durante o jogo na Arena Joinville. Os dados foram atualizados até as 20h desta quarta-feira (11). O delegado regional Dirceu Silveira Junior explica que a cada hora este número aumenta e uma nova atualização deve ser repassada pela equipe de inteligência até o início da tarde desta quinta (12).

Conforme a polícia, as identificações são confirmadas com base nas informações checadas pelas equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Elas são baseadas em denúncias, bancos de dados e informações de diferentes mídias, como e-mail, redes sociais, além de imagens divulgadas pela imprensa.
De acordo com o delegado, todos os torcedores flagrados serão incluídos no segundo inquérito, que avalia a participação de cada envolvido, além da responsabilização das entidades envolvidas.
Os delegados afirmam que é necessário analisar caso a caso para determinar, se e por qual crime, cada pessoa será indiciada. Mais torcedores podem ser incriminados por tentativa de homicídio, considerando a gravidade das agressões. Outros devem responder termo circunstanciado por agressão.
Janara NicolettiDo G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo