sábado, 21 de dezembro de 2013

Grupo batiza espécie com nome de personagem de Game of Thrones

Para pesquisador, cor da lesma lembra a descrição da cor do cabelo da personagem de Game of Thrones (Foto: Felipe Vasconcelos/Arquivo Pessoal/Divulgação)

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) homenagearam uma personagem da série Game of Thrones ao batizar uma lesma descoberta na Praia do Pacheco, em Caucaia, na Grande Fortaleza. Felipe Vasconcelos, membro da equipe que teve a ideia do nome, é fã da série de literatura, que foi adaptada para a TV, e diz que o batismo foi uma forma de divulgar a descoberta.
“Nós descobrimos outra espécie, coloquei um nome comum. Ela está na defesa do meu estudo,
mas não repercurtiu, ninguém sabe que a espécie foi descoberta. Então dessa vez decidi colocar o nome de uma personagem de uma série que gosto, mundialmente conhecida, para ajudar na divulgação da descoberta, o que deu certo”, diz o estudante Felipe Vasconcelos, mestrando em ciências marinhas tropicais.
A lesma Tritonia khaleesi tem 1,2 centímetro e um dorso esbranquiçado, características que Felipe vê na personagem Daenerys Targaryen, de Game of Thrones. “No livro a personagem tem um cabelo prateado e remete, na minha opinão, ao padrão da lesma. A lesma também é pequena, e a personagem é citada com uma das menores no universo da série”, explica.
Equipe descobriu a lesma em praia da Grande Fortaleza (Foto: Felipe Vasconcelos/Arquivo Pessoal)
Equipe descobriu a lesma em praia da Grande
Fortaleza (Foto: Felipe Vasconcelos/Arq. Pessoal)
A personagem Daenerys Targaryen é também conhecida como khaleesi (rainha, no idioma fictício da literatura), termo que serviu de bastimo da espécie descoberta na Praia do Pacheco. O animal foi encontrado pelo grupo  há um ano, e confirmado como uma espécie recém-descoberta há uma semana, em artigo publicado na revista científica Journal of Marine Association, do Reino Unido.

Segundo o grupo, a principal diferença daTritonia khaleesi para as lesmas que se assemelham a ela é o dente. “As lesmas têm três dentículos na presa, é como se o dente fosse dividido em três dente menores na ponta; a espécie que descobrimos tem um único dentículo, isso não existe em nenhuma outra lesma já encontrada”, afirma Felipe.

Ainda segundo o estudante, a descoberta da Daenerys Targaryen será importante porque, a partir dela, será possível desenvolver antibióticos e antifúngicos. Felipe lembra ainda que, caso a espécie seja confirmada como endêmica – exclusiva de uma região –, é permitido que o governo peça proteção ambiental da praia para preservação da lesma.

André TeixeiraDo G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo