sábado, 22 de junho de 2013

Minoria de vândalos confronta polícia após protesto pacífico em Fortaleza

Conflito começa após vândalos jogarem pedras em policiais (Foto: André Teixeira/G1)

Uma minoria de baderneiros entraram em confronto com a Polícia Militar após protesto pacífico pelas ruas do Centro deFortaleza. Cerca de 10 mil pessoas caminharam até o Paço Municipal, sede da prefeitura de Fortaleza, onde iriam reivindicar que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se comprometesse a investir 10% do PIB municipal na educação. Esta
sexta-feira (21) o quarto dia de protestos nesta semana em Fortaleza.
Nos arredores da prefeitura foram colocadas barreiras para impedir o acesso ao prédio. Os organizadores da manifestação afirmaram por diversas vezes que o protesto seria pacífico, sem intenção de vandalismo. Por cerca de uma hora, o encontro entre manifestantes e policiais foi de diálogo.
O conflito começou quando um pequeno grupo infiltrado na manifestação arremessou pedras contra os policiais, que revidaram com balas de borracha, gás e bombas de efeitos moral. A minoria dos vândalos faziam focos de fogo com papelão e lixo nas ruas no entorno do Paço Municipal. Também arrancaram placas de trânsito.
A polícia avançou contra os vândalos e houve conflito por cerca de uma hora. O grupo foi disperso quando a cavalaria avançou e a minoria fugiu pelas ruas do Centro de Fortaleza. O serviço de segurança foi feito pela Guarda Municipal, Cavalaria da Polícia Militar, Raio e GOE.
Antes do conflito, os manifestantes caminharam pacificamente pelas avenidas Monsenhor Tabosa, Beira Mar, Osvaldo Cruz, Avenida da Abolição, Historiador Raimundo Girão e Dom Manuel. A multidão protesta contra a PEC 37, que, se aprovada, retira do Ministério Público o poder de investigação.
As pessoas presentes no ato também gritavam palavras de ordem contra corrupção e gastos com a Copa do Mundo, considerados excessivos pelos manifestantes. Durante o protesto, os participantes passaram em frente ao hotel onde está hospedada a seleção espanhola. Numa só voz, eles disseram que o protesto não era contra a seleção, mas contra a Copa do Mundo. As seleções da Espanha e Nigéria estão em Fortaleza para jogo pela Copa das Confederações, no Castelão, no domingo (23).
proeste no paço municipal em fortaleza nesta sexta-feira (21) (Foto: Andre Teixeira/G1)proeste no paço municipal em fortaleza nesta sexta-feira (21) (Foto: Andre Teixeira/G1)
estudantes exibem cartazes na manifestação desta sexta-feira (21) (Foto: Andre Teixeira/G1)Antes do conflito, estudantes exibem cartazes na manifestação pacífica (Foto: Andre Teixeira/G1)
Do G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo