quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cid Gomes quer propor plebiscitos para atender manifestações de rua

Cid Gomes (Foto: TV DN/Reprodução)

O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que vai propor referendos e plebiscitos para definir as pautas reivindicadas nos protestos de rua no âmbito estadual. As datas e pautas do plebiscito ainda não foram definidas. "Aproveitando a data que ficar definido um plebiscito nacional, eu vou pedir aqui o apoio da Assembleia para propor plebiscitos e referendos em
questões estaduais e vou estimular também que os municípios façam o mesmo em questões municipais", afirmou o governador.
Cid Gomes afirmou em entrevista ao G1 que defende criar grupos de trabalho para ampliar a interlocução com lideranças e integrantes dos movimentos que promovem manifestações no estado para definir um conjunto de metas. Segundo Cid, as metas serão estabelecidas procurando envolver os municípios em cada uma dessas áreas mencionadas pela presidente Dilma, durante pronunciamento na segunda-feira (24). "Eu vou fazer aqui tudo aquilo que sugeri ao Governo Federal nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte coletivo", disse o governador.
Durante reunião realizada nesta segunda-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, com 27 governadores e 26 prefeitos de capitais convidados, a presidente Dilma Rousseff propôs a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte e educação. A reunião com governadores e prefeitos foi convocada como forma de resposta à série de manifestações que levaram milhares às ruas em protesto contra aspectos da conjuntura política, econômica e a qualidade dos serviços públicos.
Para o governador, as manifestações que estão ocorrendo no país fazem parte da democracia e a polícia, como "guardiã da sociedade" tem o dever de preservá-la, de dar segurança, tranquilidade e "acolher esses movimentos". "O limite disso é a depredação do patrimônio público e do patrimônio privado", disse.
Cid Gomes disse que encaminhou à presidente Dilma Rousseff sugestões e reivindicações. " Eu sugeri a ela que criasse grupos de trabalho para cada uma dessas ações e sugeri a ela que lançasse mão, ao máximo, os recursos de democracia direta, que são os plebiscitos e referendos e é isso que vou propor aqui [no Ceará]".
O governador se diz a favor de destinar 100% dos royalties da exploração do petróleo para a educação. "Mas penso que reservar alguma coisa para a saúde não seja algo de todo descartável". Sobre a importação de médicos, proposto pela presidente Dilma Rousseff, Cid Gomes diz não ver nenhum problema em trazer profissionais de outros países para atuar em localidades com carência de médicos.
Importação de médicos
"Não vejo nenhum problema quando não há oferta de profissionais brasileiros, nós trazermos profissionais de outros países e, obviamente, fazer várias ações de ampliação do serviços de saúde. É fundamental que a gente crie mais leitos hospitalares, mais leitos de UTI, unidades de pronto atendimento, mais emergência e mais atenção especializada", diz o governador.

Durante o encontro com governadores e prefeitos, Dilma Rousseff apresentou a proposta de convocação de um plebiscito para que o eleitorado decida sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política e foi durante criticada, por estar se sobrepondo à atuação do Congresso Nacional. A constituinte foi retirada de pauta na terça-feira (25).
Para o governador do Ceará "não se trata de se sobrepor ao Congresso, mas de ganhar o apoio popular e a inteligência nacional para um conjunto de ações que devem, posteriormente, antes de ser apreciado pelo Congresso como emenda constitucional, ter aprovação popular".
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo