quarta-feira, 30 de maio de 2012

Peixes aparecem mortos no litoral Leste do Ceará

Mortandade ocorre principalmente entre os peixes da espécie salema (Foto: TV Diário/Reprodução)

Diversos peixes estão aparecendo mortos nas praias do litoral leste do Ceará há 15 dias, de acordo com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A mortandade atinge principalmente peixes da espécie salema. O motivo ainda é desconhecido. Com a mortandade,
comerciantes e pescadores do litoral do Ceará reclamam de prejuízo.
O Ibama diz que notificou ao Ministério da Pesca sobre o caso e pediu um exame do Laboratório Central de Saúde Pública doCeará (Lacen) para verificar se há poluição da água. Segundo o coordenador de pescas do Ibama no Ceará, Cláudio Roberto, alguns pescadores afirmaram ter comido o peixe morto sem sentir efeito colateral.
O Ibama recomenda que a população evite comer os peixes e tome banho nas praias onde eles aparecem mortos. "Pode ser que apareça alguma contaminação se houver muito consumo desses peixes. Não há certeza, mas é bom evitar até que tenha o resultado laboratorial da causa das mortes", recomenda Roberto.
Prejuízos
Segundo a Associação de Barracas do Ceará, que comercializam nas praias cearenses, dizem que estão sofrendo prejuízo com a redução da venda de peixes no litoral, principalmente na Praia da Barra Nova, em Cascavel. Os pescadores, de acordo com o Ibama, também alegam que reduziram a produção da pesca de peixes vivos.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo