quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mobilidade preocupa e governo do CE quer assumir obras na Via Expressa

Cid Gomes quer assumir obras dos túneis da Via Expressa (Foto: Tuno Vieira / Ag. Diário)

Depois de receber a notícia de queFortaleza sediaria três jogos da Copa das Confederações e acompanhar o anúncio da tabela da competição no Rio de Janeiro, o governador do Ceará, Cid Gomes, retornou à Capital cearense receoso com possíveis atrasos em obras de mobilidade urbana. Por isso,
declarou em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira (30), que pretende estabelecer diálogo com a prefeitura para assumir a responsabilidade das obras dos túneis da Via Expressa.
- Eu vou pedir ao Ferruccio (Feitosa, secretário especial da Copa) que procure os encarregados locais para que a gente possa se oferecer, no sentido de assumir os três túneis, que é o que mais preocupa por terem relação direta com as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - anunciou Cid Gomes.
Os três túneis serão construídos no cruzamento da Via Expressa com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá. As obras estão sob a responsabilidade da prefeitura de Fortaleza, que chegou a iniciar as intervenções no final de janeiro. No entanto, as obras foram paralisadas no último dia 15, após rescisão do contrato entre a prefeitura e a construtora Delta.
- É claro que preocupa (a paralisação). Ninguém podia contar com uma crise como essa que envolveu uma empresa nacional, no caso a Delta, que acabou desistindo. O VLT é uma obra complexa e que tem a previsão de estar pronta para a Copa do Mundo de 2014. Para isso, é imprescindível que as obras da Via Expressa estejam prontas - disse o governador.
De acordo com a prefeitura, a Delta chegou a realizar 3% das obras de mobilidade urbana de Fortaleza e, portanto, vai receber R$ 5 milhões pelos serviços prestados. Para o governo do estado, a ordem é buscar agora um entendimento entre os dois poderes a fim de agilizar os procedimentos de licitação.
Obras de mobilidade urbana, em Fortaleza, começam pela Via Expressa (Foto: Estacio Jr./ Divulgação)
- A gente vai precisar fazer uma licitação, claro, mas a Prefeitura também partiria novamente do zero. Vou iniciar um diálogo e buscar um entendimento com os técnicos da prefeitura de Fortaleza, porque há uma relação muito forte do VLT com essas obras. Vamos tentar transferir essas obras para o governo do estado. O nosso desejo é tentar resolver as coisas e ajudar. Se a administração do municipio de Fortaleza quiser, a gente encaminha para tomar o empréstimo no nome do governo do estado e assim tocar essas obras. Vamos correr para poder licitar o quanto antes, se vier a ter esse entendimento - afirmou Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa. 
A linha do VLT pretende ligar a Estação Parangaba, localizada próximo ao Castelão, até o Porto do Mucuripe, possibilitando a utilização de transporte público aos turistas que estiverem hospedados na Região Litorânea da cidade, onde estão localizados 85% dos hotéis de Fortaleza. O VLT passará por 22 bairros da Capital. Serão 11,3km em superfície e 1,4km em elevado. A construção das oito estações e dos 12,7km receberá investimentos de R$ 179.546.440,40. A previsão é de que a obra seja entregue no segundo semestre de 2013.
Por Diego MoraisFortaleza, CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo