sexta-feira, 25 de maio de 2012

População denuncia desperdício de água e teme seca em cidade do CE


Moradores de Massapê, na Região Norte do Ceará, denunciam o desperdício de água de um açude e temem uma situação de seca este ano. O açude fica na localidade de Ipaguaçu e abastece a sede e os distritos de Massapê. Uma comporta que fica aberta constantemente deixa os moradores preocupados. Eles reclamam que a água que escorre por esse espaço
poderia ser melhor aproveitada.“Não teve inverno. O açude está secando rápido e muita gente pode ser prejudicada porque vai ficar sem água”, diz a dona de casa Vanda Silva.
Apesar de estar com 83% da capacidade, a situação do açude preocupa porque ainda não sangrou neste ano. “Temos que ter muita cautela com a água. O benefício que a gente tem é esse açude aqui. Ele abastece muitas regiões. É um depósito de água que deve ter um racionamento”, afirma o funcionário público Antônio Geraldo Farias. A água escura também é outra preocupação dos moradores que vivem nas proximidades e esperam poder consumir o líquido até a próxima época de chuva. “A água está grossa e fica contaminada porque o açude não sangrou”, afirma a dona de casa Francisca Lúcia.
Segundo o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), José Falb Gomes, a comporta está funcionando normalmente, com liberação atual de 60 litros por segundo. O coordenador explicou a comporta está aberta para abastecer as comunidades que vivem abaixo da barragem por causa da falta de chuva e de água potável.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo