domingo, 1 de janeiro de 2012

Terremoto de 7 graus sacode litoral central do Japão


Um terremoto de 7 graus de magnitude na escala aberta de Richter aconteceu neste domingo no mar, ao sul do litoral central do Japão, sem que se tenha informado de danos nem emitido alerta de tsunami.

A Agência Meteorológica do Japão informa que o terremoto ocorreu às 14h28 hora local (3h28 de Brasília) em águas afastadas da área central de Torishima Kinkai, a uma profundidade de 370 quilômetros.

O terremoto alcançou uma intensidade 4, na escala japonesa fechada de 7 graus centrada nas áreas afetadas mais que na intensidade do tremor, em cidades das regiões assoladas pelo terremoto do dia 11 de março como Iwanuma, na província de Miyagi; Hitachi, na de Ibaraki; e Minamisoma, em Fukushima.

Além disso, em Tóquio o terremoto foi sentido com uma intensidade de 4 na escala japonesa no distrito de Chiyoda e de 3 em outros como Minato e Shinjuku, sem que se tenham registrado incidências.

Segundo a televisão japonesa "NHK", o tremor não causou nenhuma alteração e tanto os trens como os principais aeroportos operam com normalidade.

O Japão fica sobre uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo por isso que os terremotos ocorrem com relativa frequência, embora na maioria dos casos não tenha graves consequências.

O terremoto e posterior tsunami que arrasou o nordeste do país no dia 11 de março causaram 15.844 mortos e 3.451 desaparecidos, segundo dados atualizados em 30 de dezembro pela Polícia japonesa.

Fonte: EFE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo