sábado, 28 de janeiro de 2012

Aliados articulam terceiro mandato para Cristina Kirchner

A presidente Cristina Kirchner discursa em reunião com governadores, em sua primeira aparição pública após uma operação

Os gritos de "Cristina eterna", tão repetidos pela militância que apoia a presidente argentina Cristina Kirchner, finalmente entraram abertamente no discurso de políticos governistas.

O jornal "La Nación" publicou ontem um relato sobre um almoço fechado entre integrantes do governo, em Mar del Plata, no qual a deputada provincial Fernanda Raverta, da agrupação La Cámpora teria proposto a reforma da Constituição para garantir um terceiro mandato à Cristina.
Na Argentina, o terceiro mandato é proibido pela lei. A presidente iniciou seu segundo período em 10 de dezembro último, após ser eleita com 54% dos votos.
Ainda segundo o jornal, a deputada foi apoiada pelo vice-presidente Amado Boudou, que disse que "temas constitucionais têm de ser discutidos agora e não dentro de três anos".
OPOSIÇÃO
Após a divulgação das declarações pelos meios, houve forte reação da oposição. Ricardo Alfonsín, (União Cívica Radical) e o socialista Hermes Binner, ambos derrotados nas últimas eleições, se manifestaram contra.
Alfonsín disse que a sociedade não via com bons olhos essa iniciativa. "Todas essas coisas terminam afetando negativamente a imagem do governante", disse.
Já Binner declarou que não era "eticamente saudável" que, durante o exercício de sua função, um governo pedisse para "modificar a Constituição em função de seu benefício particular".
Além de deputados e ministros de governo, estavam presentes integrantes do La Cámpora (agrupação criada pelo filho de Cristina e Néstor Kirchner, Máximo).
Irritado com as repercussões, Boudou ontem declarou que, quando disse que "não era necessário esperar três anos", não estava falando sobre a re-reeleição especificamente, mas da necessidade de o terceiro mandato entrar na agenda no futuro.

Fonte:SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo