domingo, 1 de janeiro de 2012

Marinha iraniana anuncia lançamento de mísseis em suas manobras navais


A Marinha iraniana lançará neste domingo em suas manobras navais denominadas Velayat 90, diferentes tipos de mísseis anunciou seu Comandante, o almirante Habibolah Sayari, em declarações divulgadas à agência oficial de notícias iraniana, "Irna".

"Entre hoje e amanhã serão disparados diferentes tipos de torpedos, mísseis de superfície-superfície, terra-mar em direção a alvos hipotéticos", disse o alto comando militar.


A Marinha iraniana começou no dia 24 de dezembro suas manobras navais, Velayat 90 nas águas do sul do país entre o Estreito de Ormuz e o oceano Índico.

Estas manobras causaram uma grande preocupação internacional, já que nelas a Marinha iraniana planeja testar sua capacidade para fechar o Estreito de Ormuz, a entrada do Golfo Pérsico e ponto de saída de boa parte do petróleo mundial.

Ao redor de um terço do petróleo consumido no mundo passa em navios pelo Estreito de Ormuz, um dos pontos estratégicos de maior importância do planeta.

O porta-voz das manobras, almirante Mahmoud Moussavi, informou à agência estudantil de notícias iraniana "Isna" que estes mísseis "já foram testados com sucesso anteriormente".

O Irã se encontra no meio de uma polêmica por causa de seu programa nuclear, que parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos à frente, acredita que tem uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, o que Teerã nega já que afirma que é exclusivamente civil e com objetivos pacíficos. 


Fonte: Uol Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo