terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Europa não comprará mais petróleo do Irã


A UE (União Europeia) anunciou ontem que não fará mais importações de petróleo do Irã e transações com o Banco Central de Teerã, aumentando a pressão do Ocidente pelo fim do programa nuclear iraniano.

Chanceleres dos 27 países do bloco adotaram as novas sanções em encontro em Bruxelas, três semanas após os EUA aplicarem medidas semelhantes.
As punições só vão entrar totalmente em vigor dentro de seis meses. Teerã rejeitou novamente acusações de que quer fabricar a bomba atômica e insistiu que as sanções nunca o impedirão de enriquecer urânio para fins civis.
Mohammed Kossari, vice-presidente do Comitê de Assuntos Exteriores e Segurança Nacional do Parlamento, pediu o fechamento do estreito de Hormuz, no golfo Pérsico, por onde passa um sexto da produção global de petróleo.
Os EUA deixaram claro que usarão força militar para impedir que o Irã cumpra a ameaça. Kossari afirmou que o governo anunciará sua resposta formal às medidas em 11 de fevereiro.
A perspectiva de um possível desabastecimento devido a um conflito naval elevou o preço do petróleo. O barril subiu R$ 2,64 ontem em Nova York, nos EUA, atingindo R$ 174,7.
Fonte:Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo