segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ceará sedia seminário sobre 'Secas, impactos e respostas'


O Banco Mundial, o Ministério da Integração Nacional (MI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participam nesta segunda-feira (28), em Fortaleza,  do “Seminário sobre secas, impactos e respostas – uma análise da seca de 2012-2013 no Nordeste e contribuições para uma política nacional sobre secas”. O evento multisetorial acontece no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e reunirá até quarta-feira (30),
representantes do Governo Federal e dos estados nordestinos para uma discussão sobre os efeitos e da convivência com a estiagem.
O nordeste brasileiro vem enfrentando, desde 2012, uma das secas mais severas dos últimos 50 anos, com impactos econômicos, sociais e ambientais. Segundo Antônio Rocha Magalhães, assessor do CGEE, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com as mudanças climáticas, as secas podem tornar-se ainda mais frequentes e severas.
“Com este seminário, busca-se documentar a seca de 2012-2013, discutir a experiência do nordeste e de outros lugares do mundo no enfrentamento de secas e extrair lições que possam ser úteis para melhorar a convivência e aumentar a resiliência do nordeste ao fenômeno, promovendo melhor adaptação às variações atuais e futuras do clima”, explica.
Política nacional
Outro objetivo relevante do evento é avançar em aspectos importantes para a consolidação de uma política nacional sobre secas, sob a liderança do Ministério da Integração Nacional, com o apoio de outras instituições nacionais e internacionais. Estarão reunidos no seminário representantes de áreas diversas como agricultura, pecuária, meio ambiente, recursos hídricos, meteorologia, defesa civil, pesca, energia, ciência e tecnologia.

Para Meiry Sakamoto, assessora técnica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), além do planejamento em longo prazo para a convivência com o problema da seca, o encontro também deve orientar ações imediatas.
“Estamos vivenciando um ciclo severo de seca e ainda é prematuro falarmos em previsão para a estação chuvosa de 2014. dessa forma, um evento como este tem grande relevância para que os governos, agentes públicos e sociedade civil compreendam a real situação do nordeste para que seja traçado um planejamento de ações visando diminuir os impactos dessa estiagem e de um possível prolongamento dela”.
Serviço:
Seminário sobre secas, impactos e respostas
Data: 28 a 30 de outubro de 2013
Local: Auditório Waldyr Diogo, Fiec (Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota.

Do G1 CE / Foto Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo