O cartunista Ziraldo, de 81 anos, foi submetico a um cateterismo nesta sexta-feira (11), em Frankfurt, na Alemanha. O procedimento foi feito por volta das 7h no horário de Brasília (12h, horário local). Ele viajou ao exterior para participar da Feira do Livro de Frankfurt, mas se sentiu mal nesta quinta-feira (10) e foi hospitalizado. Ziraldo faz parte da comitiva oficial de autores do Brasil - país homenageado no evento.
Segundo a mulher dele, Márcia Martins, "ele está super bem" após o exame cardíaco. Ela diz que,
de acordo com os médicos, houve uma obstrução em duas artérias, e Ziraldo deve receber alta neste sábado (12). "A partir de amanhã, pode levar uma vida tranquila". O procedimento foi feito no hospital universitário pelo médico Andreas Zeiher. Ziraldo também está sendo medicado com soro.
Nesta quinta-feira (10), após comparecer ao evento, o cartunista teve um mal-estar e passou por primeiro atendimento em um posto médico da feira. Em seguida, ele foi internado às pressas. A participação na palestra "Um país de ilustrações e desenhos", ao lado do cartunista Mauricio de Sousa, foi cancelada em função do problema de saúde. Márcia explicou que o marido teve uma taquicardia e, por recomendação do médico pessoal, deveria tomar um medicamento ao ter o sintoma. Mas, segundo ela, Ziraldo não estava com o medicamento em mãos, então procurou atendimento médico e foi levado a um hospital.
Já internado, ele conversou por telefone com o amigo Zuenir Ventura, nesta quinta-feira (10). Zuenir contou à TV Globo Minas que, em tom descontraído, Ziraldo disse: "estou muito bem, fiz isso só para chamar a atenção". "Pode avisar para todo mundo que ainda não é desta vez", citou Zuenir sobre a conversa que teve com Ziraldo.
Neste domingo (13), ele participaria de uma mesa na qual haverá encontro de diferentes gerações dos quadrinhos. Segundo Márcia Martins, por causado do cateterismo, Ziraldo não voltará à feira. Além da mulher, o cartunista é acompanhado, em Frankfurt, pela filha Daniela Thomas, que é responsável, ao lado de Felipe Tassara, pela cenografia do pavilhão dedicado ao Brasil.
Raquel FreitasDo G1, em Frankfurt - a repórter viajou a convite do Governo de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário