sábado, 31 de agosto de 2013

Grupo tenta há 24 horas desencalhar baleia em Trairi, no litoral do Ceará

Baleias procuram praias quentes do litoral brasileiro para acasalar, diz biólogo (Foto: Elídio Cavalcante/Arquivo pessoal)

Uma tentativa de resgate de baleia no litoral Oeste do Ceará já dura 24 horas. A baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Flecheiras, na cidade de Trairi às 7h de sexta-feira (30). Desde então uma equipe tenta retirar o animal do local.
A operação é coordenada pela ONG Aquasis, que realiza resgate de animais marinhos no litoral do Ceará. O coordenador de resgate da equipe Antônio Carlos Amância, afirma que
aguarda um momento em que a altura da maré esteja favorável para desencalhar o animal, o que deve ocorrer por volta de 12h deste sábado (31).
“Estamos elaborando uma logística para levar a baleia ao alto mar, estamos recebemos ajuda da população e devemos fazer a retirada dela com navios de pescadores”, diz o biólogo que faz a operação de retirada do animal da praia.
Segundo Amâncio, o animal correr risco de morrer por exaustão, por isso a pressa em devolver a baleia para o mar. O biólogo explica que nesta época do ano é comum as baleias saírem dos polos para regiões mais quentes, como o Nordeste brasileira, para acasalar.
“Nessas viagens é comum algumas baleias se desorientarem, se perderem do grupo e encalhar nos litorais”, diz. A equipe retirou uma amostra de sangue do animal para checar as condições de saúde. “É possível que ela tenha vírus, bactérias, o exame só fica pronto em 15 dias. Até esperamos que ela já esteja no mar”, diz Amâncio.
A baleia encalhada no Trairi tem 9,5 metros e pesa cerca de 20 toneladas, segundo estimativa dos biólogos da Aquasis. Devido ao tamanho grande do animal, ele não poderá ser levado a cativeiro para receber cuidados e voltar ao habitat natural após recuperação.
Grupo tenta resgate de baleia desde às 7h de sexta-feira (Foto: Thieres Pinto/Arquivo pessoal)
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo