sexta-feira, 1 de junho de 2012

Garota mais jovem a receber fígado no CE tem alta no dia do aniversário


Ceará realizou neste mês o transplante de fígado na paciente mais jovem do estado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. Luna Pereira, de 6 anos, recebeu há 13 dias um novo fígado e nesta quinta-feira (31), dia do aniversário da jovem,
a paciente recebeu alta hospitalar.
Luna deixou a sua cidade natal, Uruburetama, no interior do Ceará, há 20 dias com estágio avançado de hepatite. A mãe da criança, Lucilene Pereira, viajou a Fortaleza em busca do transplante no Dia das Mães. "Ela estava quase morrendo, ela estava bastante amarela. Todo mundo dizendo que ela tava com hepatite", lembra a mãe.
Segundo os médicos, Luna chegou em estado gravíssimo e correu o risco de morrer. "Ela [Luna Pereira] chegou com um quadro fulminante, extremamente grave. Na maioria dos casos só tem êxito com transplante de fígado. Se não tiver o órgão, a criança pode falecer no período de uma semana", explica a médica do Centro de Transplante de Fígado, Cristiane Leite.
Luna Pereira conseguiu um doador cinco dias após chegar a Fortaleza. Cristiane Leite conta que não havia um órgão com tamanho compatível com o de Luna para o transplante. Para realizar o transplante, os médicos reduziram o órgão de um garoto de 18 anos.
Os médicos disseram ainda ter dúvida sobre a compatibilidade do órgão, que havia sido reduzido. Nesta quinta-feira, a equipe que fez o transplante diz que o novo fígado se adaptou bem ao corpo da criança e ela já tem condições de voltar para casa. "Agora quero voltar a brincar, estudar, ir pra igreja com minha mãe, irmãos e pai", diz Luna.
Recorde de transplante
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, o estado é o recordista em número de transplantes de fígado no Brasil. Em 2012, segundo a secretaria, foram 63 transplantes do órgão.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo