terça-feira, 5 de junho de 2012

EUA investigam se 2º do comando da rede da Al-Qaeda morreu em ataque

Imagem de arquivo de Abu Yahya al-Libi, extraída de vídeo feito em outubro de 2011. (Foto: IntelCenter / AFP Photo)

O segundo em comando na rede terrorista al-Qaeda, Abu Yahya al-Libi, foi alvo de um ataque com mísseis disparados por um avião sem piloto dos Estados Unidos contra o norte do Paquistão que matou 15 pessoas, informa a imprensa americana nesta segunda-feira (4).
"Seria um grande golpe" no coração da Al-Qaeda obter "a eliminação do número dois" da
rede terrorista muçulmana "em menos de um ano", disse um alto funcionário americano ao jornal "Washington Post".
Não está claro se Al-Libi, para o qual há uma recompensa de um US$ 1 milhão, foi atingido pelos mísseis, mas as autoridades americanas e paquistanesas estão investigando seriamente tal possibilidade.
Os oficiais americanos são prudentes em relação a Al-Libi, cuja morte já foi anunciada por engano em dezembro de 2009, após um ataque de drones contra o sul do Waziristão.
"Estão observando o local de perto para determinar se Al-Libi permanece vivo. Isto levará algum tempo até haver um alto nível de certeza sobre sua morte, trata-se do número 2 da Al-Qaeda e seria um grande golpe", disse um oficial americano ao "New York Times".
Segundo uma alta fonte dos serviços de segurança paquistaneses em Penshawar, "parece que (Al-Libi) foi mesmo assassinado".
Al-Libi, cidadão líbio com cerca de 50 anos, se tornou o número 2 da rede terrorista após a morte, em agosto de 2011, de Atiyah abd al-Rahman, outro líbio morto por drones americanos, no Waziristão do Norte.
Da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo