segunda-feira, 18 de junho de 2012

45 pássaros são apreendidos em feira livre de Fortaleza

Ação de conscientização resultou  (Foto: SPA/Divulgação)

Quarenta e cinco pássaros foram apreendidos na feira do Bairro Parangaba, em Fortaleza, na manhã deste domingo (17), de acordo com a ONG Sociedade Protetora Ambiental do Ceará (SPA). Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Bairro Messejana.

Segundo Márcio Filho de Sousa, presidente da SPA, a ONG e a Polícia Militar faziam uma ação de conscientização contra maus tratos a animais, por volta das 9h30, quando vários feirantes fugiram deixando as gaiolas com os bichos. Entre as espécies apreendidas estão algumas raras, como o bico de lata e o galo-de-campina, além de periquitos e canários, entre outras.
Durante a ação, a ONG também solicitou a vendores de cães que dessem água e alimento aos bichos, segundo Sousa. Ele esclarece que a venda de animais domésticos é livre, mas o artigo 32 da lei 9.605 prevê pena de 3 meses a um ano para quem mau tratar animais.
Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, os pássaros devem ficar 45 dias no Centro de Triagem sendo tratados e depois serão soltos em algumas das 25 áreas ambientais dos estado.
Durante ação de conscientização, ONG solicitou a feirantes que dessem água e alimento aos cães espostos para evnda (Foto: SPA/Divulgação)
Abandono
No início de junho, a internauta Narjana Briseno, 27 anos, denunciou por meio do VC no G1 CEabandono de animais domésticos na mesma feira. No dia 21 de maio, ela e outros amigos que integram um grupo proteção de animais recolheram 10 filhotes de cães e oito gatos nas proximidades da lagoa da Parangaba, que, segundo ela, foram abandonados por feirantes que não conseguiram vender os animais.

Do G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo