Moradores e visitantes da praia de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, estão sem atendimento no posto de saúde por falta de médicos. Segundo os moradores e comerciantes, o problema começou no posto de saúde há cerca de 1 mês.
O enfermeiro que trabalha no posto e não quis gravar entrevista, disse que está vindo um médico do município de Jijoca para fazer os atendimentos às segundas e quartas feiras. A artesã Rita de Cássia diz que é preciso escolher o dia para ficar doente "É uma praia tão bonita, tão linda, para onde vem tanta gente, mas posto de saúde não tem", diz.
O caso mais grave foi o do marido da comerciante Sônia Fernandes, que passou mal quando praticava kite surf e teve uma parada cardiorrespiratória. Sônia conta que o marido não conseguiu socorro e morreu na beira da praia. A morte dele deixou os cerca de 2.000 moradores de Jericoacoara preocupados, principalmente porque com o período de alta estação, o movimento da vila deve dobrar. Os comerciantes dizem já sentir o prejuízo. "Nós temos o turismo que representa renda para o Estado, mas a saúde realmente deixa a desejar", diz Manoel Carlos, proprietário de pousda.
O secretário de saúde de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, reconheceu o problema, mas informou que ainda há dificuldade de contratar médicos para o município. O secretário disse ainda que um novo médico deve começar a trabalhar já a partir de desta quarta-feira (23)
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Nenhum comentário:
Postar um comentário