O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) registrou 26 tremores de terra na região Norte do Ceará. De acordo com os técnicos do laboratório, a atividade sísmica na região é considerada elevada. Entre os dias 3 e 9 de novembro foram registrados 13 tremores na cidade de Sobral, nove em Santana do Acaraú e quatro dispersos pela região.
Segundo o LabSis, o sismo de Sobral, na Serra da Meruoca, do dia 3 de novembro, teve 1.8 grau de magnitude na escala Richter. Os dois maiores tremores de Santana do Acaraú foram sentidos pela população no dia 9 de novembro e atingiram a magnitude 2.1. A escala Richter vai de 0 a 10.
"Ainda não é possível saber como a atual fase da atividade sísmica nessa região vai evoluir e quando vai acabar, depende da natureza", destaca o coordenador do LabSis, Joaquim Ferreira. O pesquisador também ressalta que os abalos registrados no mês de novembro não causaram danos graves. "No máximo, as pessoas sentem barulhos e pequenos tremores".
A região de Sobral é um das mais atingidas pelos abalos sísmicos no Ceará desde o início de 2008, segundo o LabSis. Em maio de 2011, foi registrado um tremor de magnitude 4.2. “Sobral tem uma falha ativa. Por causa disso, voltam a ocorrer tremores”, explica Joaquim Ferreira. Estações coordenadas pela LabSis monitaram em tempo real a região Norte do Ceará.
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário