quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quadra chuvosa no Ceará ficou 50% abaixo da média histórica


A estação chuvosa de 2012 no Ceará, compreendida entre os meses de fevereiro e maio, foi marcada pela irregularidade espacial e temporal das precipitações. Na manhã desta quarta-feira (13), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou que as chuvas ficaram abaixo da média em todas as macrorregiões do Estado. Para todo o Ceará,
a precipitação observada ficou em 50,7% abaixo da média histórica. A média para o período é de 606,4 milímetros, mas choveu apenas 299,2 milímetros.
Segundo a meteorologista do órgão, Meiry Sakamoto, a irregularidade das chuvas foi prevista e a Funceme notificou todas as instituições governamentais que poderiam ser atingidas. “Apesar de ser um ano de La Niña, que normalmente é um indicativo de chuvas mais regulares no semiárido nordestino, houve uma indefinição nas temperaturas do oceano atlântico e isso ocasionou um distanciamento da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuva no Ceará”, explica a meteorologista Meiry Sakamoto.
Apesar da irregularidade, choveu mais em 2012 do que em 2010 por exemplo. No entanto, em 2012 a agricultura foi mais afetada devido ao movimento decrescente do índice de chuvas de fevereiro a maio. Diferente do que ocorreu em 2010, quando as chuvas foram crescentes no mesmo período, “por isso que em 2010 não houve perda de safra”, explicou Meiry.
Pós-estação
A estação chuvosa no Ceará terminou oficialmente no dia 31 de maio, entretanto, na capital, Região Metropolitana e Litoral Leste, a Funceme ainda observa a ocorrência de chuvas de pequena intensidade. Essas precipitações, que se concentram na madrugada e no início da manhã, são consequência da atuação de sistemas conhecidos como Ondas de Leste, característicos do período da pós-estação chuvosa. Eventos como este acontecem, normalmente, nos meses de junho e julho.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo