terça-feira, 5 de junho de 2012

Facebook estuda meio para que crianças tenham perfil sob supervisão dos pais


Site está estudando permitir entrada de menores de 13 anos, o que é atualmente proibido pela legislação dos EUA. Responsáveis teriam controle sobre perfil do adolescente

O Facebook está desenvolvendo uma tecnologia que poderia permitir que usuários menores de 13 anos de idade criassem um perfil e acessassem a rede social,
tudo com aval e supervisão de seus responsáveis. As informações são do Wall Street Journal.
O site estaria testando alguns métodos, entre eles uma maneira de conectar a conta do adolescente ao perfil de seus pais, para que os responsáveis possam acompanhar e decidir se o menor pode ou não adicionar certas pessoas, quais aplicativos poderia utilizar e com quem as crianças falaram ultimamente. O jornal cita que as informações foram obtidas com executivos do Facebook. 
Atualmente, o Facebook proíbe que menores de 13 anos criem um perfil e acessem o site, principalmente por causa de implicações legais que esses menores poderiam trazer, já que seria necessário que os responsáveis de cada adolescente emitissem uma autorização para que o site pudesse coletar legalmente informações sobre os donos dos perfis. 
“Estamos em diálogo constante com nossos acionistas, reguladores e com os responsáveis em formular políticas de privacidade a respeito de como poderemos ajudar da melhor forma possível os pais, para que possam manter seus filhos em um ambiente online seguro” respondeu o Facebook ao jornal. Até o próprio criador da rede social, Mark Zuckerberg, já citou planos para aceitar os baixinhos em seu site, e que essa “seria uma batalha que teriam de enfrentar em algum dia”. 
O Facebook não deu detalhes a respeito de quando essa tecnologia de verificação seria liberada para todos os usuários, contudo é preciso lembrar que o site, assim como muitas outras empresas, costuma testar e desenvolver tecnologias que, muitas vezes, não saem do papel. Um dos problemas dessa autenticação seria evitar que as crianças burlassem o controle dos responsáveis, o que já é comum na rede. Uma pesquisa da Microsoft Resarch citada pelo WSJ revela que apenas 36% dos pais sabiam que seus filhos tinham um perfil no Facebook antes de completarem 13 anos.
Esta realmente seria uma grande empreitada, pois os usuários já ficam preocupados com as políticas de privacidade do Facebook, que muitos acham complicada de ser compreendida. Isso fez com que as pessoas prestassem mais atenção às normas e opções do site, principalmente na hora de compartilhar conteúdos com seus amigos.
Fonte:pcworld.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo