segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Após referendo, Croácia decide se juntar à União Europeia

Homem coloca seu voto durante o referendo em Zagreb, na Croácia (Foto: Davor Kovacevic/Reuters)

O "sim" venceu, com cerca de 66% dos votos, o referendo realizado neste domingo (22) sobre a adesão da Croácia à União Europeia (UE), segundo resultados anunciados pela Comissão Eleitoral, contadas as cédulas de praticamente todas as seções eleitorais.

O tratado de adesão, firmado em dezembro pela Croácia, também precisará ser ratificado por cada um dos 27 Estados-membros da UE para formalizar a entrada do país no bloco europeu, em 1º de julho de 2013.
Após o ingresso da Eslovênia, em 2004, a Croácia será a segunda das antigas repúblicas iugoslavas a aderir à UE.
"É um momento histórico e pode ser um ponto de virada em nossa história", disse Zoran Milanovic, primeiro-ministro da Croácia. "Com isso, deixamos para trás a nossa instabilidade política, mas o resto vai depender da nossa habilidade e criatividade", completou Vesna Pusic, ministro das Relações Exteriores.
Antes da votação, políticos croatas, pró-europeus em caráter unânime, insistiam em que a integração na União Europeia era a decisão mais importante para o país desde a sua independência, conquistada após uma guerra travada de 1991 a 1995 contra forças rebeldes sérvias, e que causou 20 mil mortos.
Pra vencer, o "sim" precisa apenas de uma maioria simples e a taxa de participação não afetou a validade da votação.
O entusiasmo para entrar na UE, que se aproximava dos 80% nas pesquisas de opinião em 2003, caiu com as negociações (entre 2005 e 2011) devido aos duros critérios fixados por Bruxelas, mas, sobretudo, pela crise econômica que atinge atualmente a Eurozona.
Fonte:agências internacionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo