domingo, 15 de setembro de 2013

Política russa é acusada de racismo por foto de Obama com banana

Fotomontagem publicada pela deputada russa foi reproduzida em outros sites. (Foto: Reprodução/ therightscoop.com)

A ex-campeã olímpica de patinação artística e deputada russa Irina Rodnina provocou uma reação de protesto na blogosfera russa depois de publicar em sua conta no Twitter a fotomontagem do presidente americano, Barack Obama, com uma banana.
Rodnina disse que a montagem, na qual se vê o presidente Obama e sua mulher, Michelle, olhando uma banana "foi enviada dos Estados Unidos" e que não entende qual é o problema
de divulgá-la no Twitter. No entanto, a foto foi retirada do ar.
"É a liberdade de expressão! Quem tem complexo, isso é problema seu", reagiu Rodnina, após ser acusada de racismo. A imagem, retirada de sua conta no microblog, ainda está disponível em diferentes páginas na internet, como o blog rightscoop.
Rodnina, membro do partido da situação,Rússia Unida, foi treinadora nos Estados Unidos, país onde vive sua filha.
"A deputada da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo) Irina Rodnina não esconde que é racista", escreveu em seu blog o jornalista Tijon Dziatko. "Por que fez isso? É um sinal de racismo, de falta de educação, ou de um senso de humor 'especial'? (...) Irina Rodnina fez isso, não lamenta e comemora!", escreveu o editor-chefe adjunto do jornal "Moskovski Komsomolets", Aider Mudjabayev.
O deputado russo Valéri Gartung, membro da Comissão de Ética, defendeu a colega parlamentar. "O que é mal visto em um país é normal em outro. Temos culturas diferentes", declarou Gartung à rádio Eco, de Moscou.
Da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo