terça-feira, 17 de setembro de 2013

Governo do CE promete mais leitos em hospitais para desafogar o HGF


O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram nesta segunda-feira (16) estratégias para eliminar o "piscinão" do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Os corredores do hospital ganharam esse apelido pela lotação de pacientes que aguardam leitos adequados. "Primeiro acertamos aqui a contratação de umas centenas de leitos na rede conveniada e um maior aproveitamento na rede pública para que se possa desafogar
hospitais com emergências lotadas, como o Hospital Geral de Fortaleza e Instituto Dr. José Frota (IJF). Em segundo lugar, vamos reduzir as filas das cirurgias eletivas, aquelas que são marcadas com antecedência". disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (16), com o secretário de Saúde do Estado e do Município, Ciro Gomes e Socorro Martins, respectivamente. O fim do "piscinão" foi a primeira promessa de Ciro Gomes como secretário da Saúde do Ceará.
Até o final deste ano resultados "vão ser notados pela população", diz Roberto Cláudio. "Recursos não vão faltar. O Ciro [Gomes] tem muita credibilidade junto à população e à rede hospitalar privada, que sabem que os pagamentos [da contratação dos leitos] vão ser efetuados. A Prefeitura tem recursos disponíveis e ainda vamos receber o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal" diz.
Segundo o prefeito, para desafogar as emergências estão sendo contratados 250 leitos em hospitais conveniados, além de 300 leitos suplementares para o atendimento domiciliar aos pacientes. "Um quinto dos pacientes [que ocupam leitos em hospitais] pode sair e ir para casa, receber tratamento com o auxílio da família, dentro de um padrão técnico. A gente prepara a casa, uma equipe multidisciplinar visita o paciente todos os dias, cuida da alimentação, da higiene. O médico e o fisioterapeuta também faz visitas diárias e até os remédios serão fornecidos pelo hospital", diz o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes.
Sobre a falta de leitos em hospitais públicos, Ciro Gomes acredita ter uma solução. "Já andei visitando o HGF e percebi que derrubando uma parede que tem lá posso abrir mais 60 leitos. No [hospital] Waldemar Alcântara, com pouco mais de R$ 2 milhões, podermos ter mais 60. Faremos um mapeamento na rede pública hospitalar para ver o que é possível ampliar", diz.
Segundo Roberto Cláudio, a Prefeitura de Fortaleza está reformando 60 dos 92 postos e o prefeito deu ordem de serviço para construir 25 novos postos. Já Ciro Gomes prometeu acabar com o piscinão do Hospital Geral de Fortaleza em 90 dias.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo