Nove mil pássaros da espécie avoante foram apreendidos em uma operação doIbama de combate à caça ilegal de animais no sertão cearense. Segundo o Ibama, a maior parte dos animais estava morto durante a apreensão. Com a carga de pássaros, 68 pessoas foram detidas, entre elas 17 caçadores que já tinham passagem na polícia por crime ambiental e
foram mantidos presos. Quarenta armas de fogo foram apreendidas.
(Correção: o G1 errou ao afirmar que 64 pessoas foram detidas por caça ilegal de animais. O número correto é de 68 detenções. A informação foi corrigida às 19h28.)
Segundo o Ibama, foram mais de 40 dias de ação preventiva em parceria com a Polícia Ambiental. “A polícia em Quixadá fez uma fez uma apreensão de 30 pessoas; desses 30, 17 foram para o presídio porque tinham outros crimes, não eram agricultores, eram pessoas do crime que se aproveitam para caçar com espingardas”, explica o chefe de fiscalização do Ibama, Roufran Ribeiro.
Além de Quixadá, a operação ocorreu em outras nove cidades: Tejuçuoca, Canindé,Sobral, Carnaubal, Itatira, Caridade,Miraíma, Ibaretama e Irauçuba. O Ibama deve dar continuidade à “Operação Migração” em cidades dos Inhamuns, no centro-oeste doCeará, onde os ficais esperam destruir pelo menos 40 mil arapucas, armas usadas para capturar as aves.
“Temos pessoas na área vendo se há movimento de montagem das arapucas para em seguida a operação ser deflagrada e operada com sucesso. Vamos combater essa prática”, diz Roufran Ribeiro.
Do G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário