quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Má fixação de chumbadores gerou queda de marquise no CE, diz laudo

Pilar de sustentação da marquise mostra desgaste dos furos de fixação e arrancamento dos chumbadores metálicos (Foto: TCE/Divulgação)

Relatório de inspeção divulgado nesta terça-feira (26) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostra que a queda da marquise do Hospital Regional Norte  (HRN), no municío de Sobral, na região norte do Ceará, foi provocada, principalmente, por erro na fixação dos chumbadores metálicos por parte das empresas construtoras.
O hospital custou R$ 227 milhões e foi inaugurado em 18 de janeiro com show de R$ 650 mil
da cantora Ivete Sangalo, mas ainda não começou a atender ao público. Quase um mês depois, no dia 17 último, a marquise do prédio caiu em um dia de chuva e ventos fortes na cidade ferindo dois funcionários das construtoras. A unidade foi constuído para atender toda a região norte do Ceará.
O relatório, que ainda vai ser analisado pelo pleno do TCE, sugere que seja "autorizada uma nova inspeção no HRN,  para verificar a compatibilidade dos reparos das marquises, bem como a realização de vistoria em todas as suas instalações físicas no que se refere à adequação construtiva e termo de recebimento daquela unidade hospitalar quando da conclusão das obras".
chumbadores da marquise (Foto: TCE/Divulgação)
Chumbadores danificados após desabamento
(Foto: TCE/Divulgação)
Polêmica
O Ministério Público de Contas questionou o preço do cachê de Ivete, mas o Tribunal Contas do Ceará (TCE) não detectou irregularidades.

O Ministério Público Federal chegou a pedir na Justiça que o governador do Ceará, Cid Gomes, devolvesse o valor do cachê próprio bolso. A Justiça Federal afirmou que não tinha competência para julgar o caso, já que não envolve dinheiro da União.
Em nota, o consórcio Marquise/EIT disse ter constatado a má fixação durante o período vigente de entrega definitiva contratual de 90 dias, em que fazia ajustes técnicos na obra, comum em contratos públicos. "A referida equipe encontrava-se no momento da ocorrência em plena atividade, buscando realizar o ajuste necessário. Assim, o episódio ocorrido durante esse período de atividades, foi algo pontual numa marquise externa com dimensão de 6m x 18m; fato que tecnicamente não compromete em nada a estrutura do restante da edificação, que possui extensão total de 57 mil m², executados dentro dos melhores padrões de construção civil'', informa a nota. Segundo o consórcio, os reparos serão finalizados em 15 dias.
Do G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo