quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Governo do CE é condenado a pagar pensão a pais de jovem morto por PM

Jovem de 14 anos foi atingido quando estava na garupa da moto do pai. Policial disse na ocasião que só percebeu depois que havia atingido alguém. (Foto: Família/Arquivo pessoal)

A Justiça determinou nesta terça-feira (28) que o estado do Ceará pague pensão mensal aos pais do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, morto durante operação policial, no dia 25 de julho de 2010, segundo o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).  Como se trata de decisão em 1ª instância, o Estado ainda pode recorrer.

Segundo a Procuradoria Geral do Estado, o governo ainda não foi notificado da decisão judicial.  Quando for notificada, a PGE vai analisar se recorre da decisão.
De acordo com a decisão do juiz Hortênsio Augusto Pires Nogueira, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, os pais da vítima, Francisco das Chagas de Souza Oliveira e Aglaís Vieira de Souza, devem receber por mês 2/3 do valor do salário mínimo, até a data em que Bruce completaria 25 anos de idade. Pelo salário mínimo atual, de R$ 622, a pensão tem valor aproximado de R$ 415.
Após o período em que o jovem completaria 25 anos, o valor da pensão passa a ser de 1/3 do salário mínimo, até o dia em que o adolescente completaria 65 anos
Na contestação, o governo do estado alegou que Francisco das Chagas contribuiu para a morte, por não ter atendido às ordens dos policiais para que parasse a moto. o Estado afirmou ainda que o soldado agiu no cumprimento do dever legal, o que reduz a responsabilidade do ente público.
O juiz, no entanto, entende que o fato de o pai da vítima ter dado partida na moto não autoriza o policial a atirar contra ele, e considera que a ação do policial foi "precipitada e desastrosa". O policial foi expulso da Polícia Militar no dia 26 de novembro de 2010. Na ocasião, o soldado disse em depoimento que o tiro foi acidental e que só depois percebeu que havia atingido alguém.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo