quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Astrônomos descobrem o maior grupo de galáxias jovens já detectado


Um grupo internacional de astrônomos anunciou nesta terça-feira a descoberta do maior grupo de galáxias jovens detectado no Universo, a sete milhões de anos-luz da Terra.

O anúncio foi feito durante a reunião anual da Sociedade Astronômica Americana, em Austin (Texas), e representa uma nova conquista para os cientistas que trabalham com o Atacama Cosmology Telescope, no Chile, considerado o instrumento óptico mais avançado do mundo, e o Observatório de Raios X Chandra, da Nasa.

Oficialmente conhecido como ACT-CL J0102-4915, o grupo de galáxias foi apelidado de "El Gordo", em referência ao seu enorme volume.

"Este grupo (de galáxias) é o maior em massa, mais quente e emite maior quantidade de raios X que qualquer grupo conhecido a essa distância ou além", assinalou o diretor do estudo, Felipe Menanteau, da Universidade de Rutgers, em New Brunswick (Nova Jersey).

"El Gordo" é composto de dois subgrupos de galáxias que colidiram a vários milhões de km/h e está tão longe que sua luz viajou sete milhões de anos para chegar à Terra.

A localização destes objetos extremos é fundamental para ajudar os cientistas a entenderem a formação do Universo.

Fonte:EFE - Ciência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol ao vivo